Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/15 às 10h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

ICDF chega a 100 transplantes cardíacos realizados

COMPARTILHAR

Número foi atingido após cirurgia em garoto de 9 anos de idade

BRASÍLIA (19/5/15) – A equipe de transplante cardíaco da Unidade de Transplantes do Instituto de Cardiologia Distrito Federal (ICDF) chegou ao número de 100 transplantes cardíacos realizados. Atualmente, o ICDF é o único hospital no DF que realiza este tipo de procedimento.

O beneficiado de número 100 foi um menino de 9 anos de idade, que esperava por um órgão compatível há dois meses. A cirurgia aconteceu na tarde do último domingo (17) e durou cerca de seis horas, sem intercorrências. Do número total de procedimentos realizados no ICDF desde 2009, 15 foram cardio-pediátricos, como no caso deste menino.

“Cada componente é importante no processo e no resultado final alcançado, não somente no programa de transplante cardíaco, mas em toda a Unidade de Transplantes e no Instituto”, ressaltou a superintendente do ICDF, Núbia Vieira.

DESTAQUE- Por três anos consecutivos, o ICDF segue como líder nacional em transplantes cardíacos realizados por milhão de habilitantes, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Desde 2007, a equipe comandada pelo cirurgião Fernando Atik, coordenador da Unidade de Transplantes ICDF, é reconhecida por realizar transplantes cardíacos no DF. Entretanto, o trabalho da equipe consolidou-se nos últimos anos, sob a gestão da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), e com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF, a Unidade de Transplantes se fortaleceu e desenvolveu um trabalho que vem crescendo ano a ano.

Segundo Núbia Vieira, porém, ainda há muito a ser feito. A instituição continua investindo na Unidade de Transplantes do ICDF, que nos últimos anos, passou a ser o único Centro multitransplantador da região Centro-Oeste realizando procedimentos de coração; fígado; rim; córnea; medula óssea alogênico aparentado e alogênico não aparentado; e medula óssea autólogo, para diminuir o tempo de espera por transplantes de órgãos não somente no DF, mas em todo país.

Transplantes Cardíacos Realizados
?

ANO

TOTAL

2009

6

2010

3

2011

9

2012

18

2013

29

2014

25

2015

10

   

?
(Obs: Números consolidados até 18/05/2015)

Leia também...