Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/13 às 18h31 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Idosos de São Sebastião visitam Água Mineral

COMPARTILHAR

Integração entre pacientes, familiares e profissionais de saúde

No primeiro dia de fevereiro a Coordenação de Saúde de São Sebastião leva um grupo de 166 pessoas entre idosos e familiares para um passeio na Água Mineral. O evento reabre o calendário de 2013 com o Grupo de Idosos denominado “Amor e Ação”, que é atendido na Unidade Mista de São Sebastião. Os idosos estarão acompanhados por 40 profissionais de várias equipes da Saúde da Família, sendo um profissional de saúde para cada cinco pessoas.

Quatro ônibus e um microônibus farão o transporte do grupo, com saída marcada entre 07h30 e 8h30, da Unidade Mista , e com retorno previsto para às 14h. O grupo contará com uma programação específica para a idade: ginástica, aula de massagem, alongamento, caminhada e banho de piscina.

A equipe que acompanhará o grupo é formada por um professor de educação física, cedido pela Secretaria do Idoso, dois profissionais de auto massagem do Programa Saúde da Família São Francisco e dois salva vidas do Corpo de Bombeiro Militar do DF, uma ambulância do SAMU
O Grupo Amor e Ação fará um grande piquenique na Água Mineral, onde serão servidos galinhada, arroz carreteiro, sucos, refrigerantes, água e frutas oferecidos por servidores da saúde, comunidade e comerciantes de São Sebastião.

Segundo Mara Ogani, coordenadora do evento, “o passeio é uma antiga reivindicação do grupo Amor e Ação” e proporcionará a integração entre pacientes, familiares e equipe de saúde. Para o Coordenador de Saúde de São Sebastião, Dr. Marcus Costa, “ atividades como esta, humanizam o atendimento em saúde, valorizando o idoso junto à sua família e a comunidade, dando a ele a dignidade que ele merece e também ajuda a diminuir a fila de atendimento nos hospitais. Para nós servidores da saúde, ações deste tipo enriquecem nosso trabalho e nossa alma” completa o médico.

O passeio conta, ainda, com apoio da Administração da Água Mineral, que franqueou a entrada do grupo de idosos. Para a completa segurança dos visitantes foram feitas algumas exigências: cada participante será identificado com crachá, crianças de até seis anos de idade deverão apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis e só poderão tomar banho de piscina se estiverem usando bóias.

Marina Ávila