Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/13 às 19h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde presta homenagem a famílias de doadores de órgãos

COMPARTILHAR

SES/DF quer superar neste ano o número de transplantes de 2012


O 4º aniversário do Programa de Transplantados do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) foi comemorado nesta terça-feira (01) com uma missa na Catedral Metropolitana de Brasília, que contou com a presença do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, do Coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Heder Murari e mais de 120 pessoas que receberam órgãos que lhes salvaram as vidas.

Os familiares dos doadores, que não conhecem os receptores dos órgãos, foram os principais homenageados. Trechos de cartas escritas por pacientes transplantados foram lidos durante a cerimônia, momento que emocionou a todos os presentes.

O Distrito Federal se destaca hoje no número de doações. De janeiro a julho de 2013 foram captados 42 órgãos em condições de doação e realizados 293 transplantes. A expectativa da Secretaria de Saúde do DF até o fim do ano é superar os números de 2012, quando foram realizados 576 procedimentos.

Para o secretário Rafael Barbosa é necessário que as famílias sempre reflitam sobre a importância da doação de órgãos. “Sem doadores, não há transplantes. Temos que conscientizar sempre a população para que se faça esse debate na família”, afirma o secretário.

Osmar Caetano, que recebeu um novo coração há um ano e três meses, conta que a iniciativa da família ao autorizar a doação salvou a vida dele. “Que Deus abençoe essa família que, mesmo em um momento de dor, pensou em uma pessoa desconhecida e que tanto precisa”. Hoje ele voltou a trabalhar normalmente após a cirurgia bem sucedida.

Lucas Carvalho