Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/18 às 18h35 - Atualizado em 2/09/20 às 17h18

Jardim da UBS do Lago Norte ganha plantas que atraem beija-flores

COMPARTILHAR

Pássaro é predador de mosquitos e pode contribuir para reduzir população do Aedes

 

BRASÍLIA (23/3/18) – O jardim da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte recebeu, nesta sexta-feira (23), 100 novas mudas de plantas. Além de ornamentar o espaço, as espécies costumam atrair beija-flores, um grande predador de mosquitos – chegam a comer dois mil deles por dia.

A iniciativa pode contribuir para reduzir a população do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

FOTO BAIXA 3 JARDIM BEIJA FLOR UBS 1 LAGO NORTE

A lista de mudas, doadas pela Administração Regional do Lago Norte, inclui malvavisco, flamboyanzinho, caliandra, ipês, pata de vaca, capota e lanterna japonesa. Também há plantas aromáticas, como dama da noite e beladona. No local, já havia pés de amora, manga, abacate e açaí, entre outros.

 

“O espaço ganhou o nome de Jardim de Beija-flores. Sabemos que, além da contribuição para reduzir a infestação do Aedes, os usuários e servidores poderão apreciar o ambiente. Há estudos demonstrando que as plantas e áreas verdes ajudam na recuperação de pacientes. Então, são várias vantagens”, disse a gerente da UBS, Camila Simões.

FOTO BAIXA 1 JARDIM BEIJA FLOR UBS 1 LAGO NORTE

O administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, relatou que a iniciativa dele em atrair os pássaros se baseia num estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

 

As mudas foram produzidas no Viveiro Comunitário do Lago Norte, que existe há três anos. A sede da administração regional e o próprio viveiro foram os primeiros locais a receber esse tipo de ornamentação.

 

“A UBS do Varjão e os hospitais da Asa Norte e de Apoio serão os próximos lugares contemplados com o plantio”, destacou Woortmann. Segundo ele, as novas mudas devem ficar prontas para plantio por volta do mês de junho.

 

UBS 1 – A unidade possui três equipes de Estratégia Saúde da Família e uma de odontologia com dois dentistas e dois técnicos em saúde dental. É responsável pelo atendimento aos moradores do Lago Norte e de áreas rurais como Taquari, Capoeira do Bálsamo, Jerivá, Tamanduá e Córrego do Urubu.

A UBS oferece medicações, consultas, vacinação, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, pré-natal e práticas integrativas.

 

Confira a galeria de fotos.