Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/18 às 18h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Jardim Sensorial é inaugurado no Hmib

COMPARTILHAR

Canteiros com plantas aromáticas e ornamentais ajudam a humanizar o ambiente

BRASÍLIA (8/3/2018) – Mais de 40 variedades de plantas podem ser encontradas no Jardim Sensorial do Hospital Materno Infantil (Hmib), inaugurado nesta quinta-feira (8). No espaço, destinado à apreciação de pacientes e servidores, espécies aromáticas e ornamentais ocupam quatro canteiros de três metros de extensão cada um.

“O jardim sensorial ajuda os sentidos: tato, olfato, paladar e visão. As plantas têm texturas e cores diferentes, cheiros e sabores. Com o passar do tempo, o jardim irá atrair pássaros que complementarão o ambiente com a sonoridade dos cantos”, disse o gerente Operacional do Hmib e integrante da Comissão do Voluntariado, Wendell Vieira Soares, um dos idealizadores da iniciativa.

FOTO BAIXA 2 JARDIM SENSORIAL

Segundo ele, o jardim foi feito com o auxílio de voluntários que doaram as plantas, terra e os materiais de construção. “A idéia é que vários setores do hospital utilizem o espaço retirando os pacientes do ambiente da enfermaria e levando-os para fazer a visita e contemplarem o jardim. Temos diversas equipes, como as de enfermagem, educação infantil, terapia ocupacional, que podem fazer o uso da estrutura”, disse.

Entre as plantas aromáticas estão manjericão, alfazema e erva cidreira. Já as ornamentais incluem crótons, antúrio, flor de maio, espada de São Jorge e, claro, as orquídeas, que dão continuidade ao projeto “Saúde mais florida”, fruto de uma ação ainda mais ampla, o “Brasília: capital das orquídeas”.

O Jardim Sensorial fica na área verde da unidade, ao lado do corredor centra. O espaço possui uma estrutura de madeira, tipo gazebo, para servir de apoio para espécies trepadeiras que futuramente proporcionarão cobertura e sombra.

RESIDENTES – O Hmib também realizou hoje o acolhimento dos novos residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais, no auditório do hospital. Ao todo, foram recebidos 69 vagas residentes no Hmib, sendo 49 médicos, oito para uniprofissionais em enfermagem e 12 para multiprofissionais, nas áreas de: farmácia (2), fonoaudiologia (2), fisioterapia (2), assistentes sociais (2), psicologia (2) e nutrição (2).

FOTO BAIXA 3 RESIDENTES

“Vocês estão sendo recebidos em um dos melhores hospitais para se fazer residência e ganhar experiência. O cuidado dos pacientes resultará do trabalho de vocês, o que engloba o cuidado seguro, oportuno, igualitário, eficiente e eficaz, resolutivo e pensando nos custos”, ressaltou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

Também participaram do evento a subsecretária de Atenção à Saúde, Martha Vieira; o diretor do Hmib, João Vilela; o coordenador de Residência Médica do Hmib, Felipe Lacerda; e a coordenadora de Residência Multiprofissional, Graça Camargo.

Confira a galeria de fotos.