Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/15 às 11h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Laboratório de nutrição do HRGu é parabenizado por sua excelência

COMPARTILHAR

Documento de reconhecimento é entregue à unidade

BRASÍLIA (6/2/15) – Uma carta de acreditação por excelência foi entregue ao laboratório de nutrição enteral, do Hospital Regional do Guará. O núcleo realiza a produção de fórmulas lácteas e enterais para assistência dos usuários. O reconhecimento foi devido ao trabalho executado em 2014 conforme as orientações da Resolução da Diretoria Colegiada – (RDC) nº 63/2000 da Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa) e por não apresentar contaminação em seus swabs de mão e superfícies, Fórmulas Infantis e Dietas Enterais.

“Trabalho no núcleo de nutrição do hospital desde 2002 e venho acompanhando todas as implementações pelas quais o laboratório passou para se adequar à legislação. A ala recebeu reformas estruturais, além de aquisição de equipamentos, mas o mais importante foi a conscientização, capacitação e humanização dos profissionais”, disse a nutricionista Elisana Pereira, responsável pelo laboratório.

O laboratório produz uma média mensal de 300 fórmulas lácteas e 2,1 mil fórmulas enterais. Segundo a chefe do núcleo de Nutrição do hospital, Rosemary Caldas Pereira, o reconhecimento da qualidade do trabalho desempenhado é fundamental para a segurança da saúde dos pacientes atendidos no hospital. “Fico muito contente com este reconhecimento, pois isso evidencia o trabalho dos profissionais que estão cada vez mais empenhados e conscientes da importância da nutrição na manutenção e recuperação da saúde dos usuários”.

A equipe de nutrição do HRGu, responsável pela manipulação das fórmulas, realiza coletas periódicas de contra-provas a serem utilizadas para comprovação de qualidade, assim como a realização de um “checklist” mensal no setor levando em consideração as normas exigidas pela Anvisa. Além disso, a empresa responsável pelo fornecimento de refeições, fórmulas enterais e lácteas realiza, juntamente com o núcleo de Nutrição e Dietética do hospital, a supervisão diária no laboratório observando os cumprimentos dos protocolos e a qualidade microbiológica das fórmulas produzidas

O núcleo conta com profissionais especializados e recebe capacitação periódica quanto às boas práticas na manipulação das fórmulas lácteas e enterais, assegurando assim, a qualidade em serviço.

Leia também...