Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/14 às 16h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Laboratório do HMIB bate recorde de produtividade

COMPARTILHAR

Mais de 270 mil exames foram realizados no primeiro trimestre

A produtividade Núcleo de Patologia Clínica, unidade responsável pela realização de exames laboratoriais, do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) aumentou 34% e, até o mês de março, já somou 276.883 atendimentos.

Para a chefe do núcleo, Claudia Abreu, o aumento dos indicadores é um reflexo de vários fatores como a ampliação dos números de leitos, a criação da UTI Materna e do núcleo de gestão de leitos e uma melhora global no aproveitamento das vagas do hospital.

“A média de atendimento mensal no ano de 2013 foi de 79.819, mas com todas essas mudanças houve um aumento de demanda que a equipe empenha-se para atender em tempo hábil”, relata Claudia.

A unidade possui equipamentos automatizados e conta atualmente com 73 funcionários que atendem pedidos de exames de sangue e urina de todas as unidades do hospital, além dos centros de saúde e unidades especializadas que compõe a regional sul de saúde e estende-se também para o Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e São Sebastião.

Segundo a funcionária Rita de Cássia da Silva, a organização da demanda que limitou o número de atendimentos para cada unidade foi fundamental para conseguir otimizar o trabalho. Ela ainda enfoca que para alcançar a satisfação do paciente procura passar todas as informações necessárias.
“Procuro sempre ver o lado do paciente e esclarecer todas as dúvidas que ele tiver”, explica Rita.

Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF