Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/15 às 10h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Laboratório do Hran recebe estagiários da UnB

COMPARTILHAR

Estudantes são orientados por bioquímicos e acompanham rotina hospitalar

BRASÍLIA (9/4/15) – O Núcleo de Patologia Clínica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu pela primeira vez, nesta semana, seis estagiários do curso de Farmácia Bioquímica da Universidade de Brasília (UnB), graças a uma parceria entre a unidade, a universidade e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

“O maior objetivo é o aprendizado e a formação profissional desses estudantes, que daqui a seis ou sete meses estarão se formando e indo para o mercado de trabalho”, observa o chefe do Núcleo de Patologia Clínica do Hran, Antônio Marcos Santanna Souza. Ele conta que com essa parceria, a cada seis meses novos estagiários chegarão à unidade.

Os estudantes vão viver o dia a dia do laboratório. “Em cada setor temos um bioquímico que orienta os alunos e semanalmente uma supervisora da UnB vai ao hospital para orientá-los também”, explica Antônio Marcos. O estágio visa desenvolver competências nas áreas de hematologia, bioquímica, parasitologia, imunologia, urinálise, hormônios entre outras atividades de rotina de laboratório.

Uma das estagiárias recém-chegadas, Renata Carvalho, 24 anos, diz estar gostando da experiência. “É muito enriquecedor. Já estagiei no Hospital da Criança e agora estou aqui e são experiências bem diferentes”, diz a aluna do 9º semestre.

Além dos alunos da UnB, o Hran também conta com estagiários do Senac, estudantes do curso técnico em patologia clínica. “Temos essa parceria há cerca de quatro anos, com seis alunos também. Assim, agora totalizamos 12 estagiários, que é uma quantidade para não sobrecarregar o laboratório”, finaliza Antônio Marcos.