Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 18h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Lesões por Esforço Repetitivo serão tema de fórum do Cerest

COMPARTILHAR

Doença é uma das que mais afasta trabalhadores

BRASÍLIA (28/2/18) – Nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Saúde, lançará o Fórum Intersindical no DF, com palestras sobre a temática. A programação começa às 18h30, é gratuito e aberto, no auditório do Sindicato dos Professores, na Quadra 6, lote 2260 .

“Haverá um médico falando sobre o adoecimento físico e uma psicóloga sobre a repercussão da LER na saúde mental. O Ministério da Saúde levará dados estatísticos sobre o adoecimento por LER e eu falarei sobre a participação social nas inspeções a ambientes de trabalho feitas pela Secretaria de Saúde, como forma de sensibilizar os sindicatos para que nos acompanhem nessas visitas”, enumera a diretora do Cerest, Cláudia Magalhães.

O fórum será permanente e busca participação de sindicatos e associações para reuniões mensais. “O objetivo é ter um momento para que essas instituições tragam demandas para o Cerest. Será também um espaço de preparação e capacitações, e de orientações”, destaca.

DOENÇA – Os Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, que incluem as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), correspondem a uma das principais causas de afastamento do trabalho, segundo dados do INSS. Elas são afecções que podem acometer tendões, músculos, nervos ou ligamentos, atingindo, principalmente, mas não tão somente, os membros superiores, região escapular (omoplata) e pescoço.

No Distrito Federal, as estatísticas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinannet/DF) apontam um número ainda reduzido de LER/Dort, em razão do desconhecimento e da resistência dos profissionais em notificar esse agravo, totalizando, desde 2012, apenas 369 casos no sistema, a maioria do sexo feminino.

O Cerest é um centro articulador das ações de vigilância em saúde do trabalhador e vem atuando para dar visibilidade aos agravos relacionados ao trabalho na perspectiva da melhoria dos ambientes e processos de trabalho. Desde outubro de 2017 pactuou com a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), onde são realizadas todas as perícias de servidores civis do GDF, para a efetivação da notificando de LER/Dort.

O Cerest também participará de um evento do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, também em alusão ao Dia Mundial de Prevenção LER/Dort.