Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 11h29 - Atualizado em 14/05/19 às 11h41

Lotes de losartana da Saúde do DF não estão na lista dos recolhidos pela Anvisa

COMPARTILHAR

Medicamento pode ser utilizado, com segurança, pela população

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 200 lotes específicos de medicamentos para tratar de hipertensão arterial. A medida foi adotada após encontrarem impurezas, chamadas de nitrosaminas, nos princípios ativos conhecidos como “sartanas”, como a losartana e a valsartana.

 

“A losartana é um dos medicamentos distribuídos, na Atenção Básica, pela Secretaria de Saúde. Porém, não temos nenhum dos lotes recolhidos e a população pode ficar tranquila e continuar retirando o medicamento nas farmácias”, assegura a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Lydiana Pinheiro.

 

Os insumos citados, além de auxiliarem no tratamento de hipertensão, atuam na prevenção de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. De acordo com o órgão federal, pessoas com pressão arterial elevada não devem parar de tomar o medicamento.

 

Para o consumidor, a Anvisa preparou uma lista com os números de lotes dos medicamentos que devem ser recolhidos. Basta verificar o número do lote que consta na caixa do medicamento e conferir aqui.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde