Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/17 às 18h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Luta Antimanicomial faz evento em Taguatinga

COMPARTILHAR

Será às 9h, na estação do metrô na Praça do Relógio

Brasília (17/05/2017) – A Residência Multiprofissional da Saúde Mental do Adulto da Secretaria de Saúde promove manifestação sobre o Dia da Luta Antimanicomial, nesta quinta-feira (18), às 9h, na estação do metrô do centro de Taguatinga. Residentes, servidores e pacientes irão seguir até a Rodoviária do Plano Piloto, onde farão uma manifestação cultural, com sarau, roda de capoeira, coral e desfile, a fim de chamar a atenção da sociedade para este tema.

De acordo com a coordenadora da Residência Helicínia Peixoto, o intuito da manifestação também é ampliar a autonomia e a qualidade de vida do usuário, bem como desconstruir o paradigma social da loucura.

“O Programa de Residência Multiprofissional da Saúde Mental do Adulto propõe uma manifestação, intitulada intervenção urbana coletiva, com o intuito de conscientizar a população sobre esse dia. Sabe-se que, para além do sofrimento vivido na própria crise, o sujeito ainda é acometido de preconceitos, isolamento e subjugação pela sociedade, o que agrava ainda mais seu quadro emocional”, ressalta a coordenadora.

Residência – O Programa de Residência favorece a formação de profissionais em saúde mental baseada nas diretrizes da reforma psiquiátrica, enfatizando o cuidado biopsicossocial, por meio de uma atuação multiprofissional e interdisciplinar.