Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/17 às 18h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Mãe doadora recebe joia com pingente preenchido por leite materno

COMPARTILHAR

Objeto é um reconhecimento pela contribuição das mães

BRASÍLIA (18/5/17) – Um colar de ouro com pingente preenchido com leite materno foi entregue a uma das mães doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), nesta quinta-feira (18). A homenagem faz parte das comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e foi promovida em reconhecimento à contribuição de todas as mulheres que coletam o alimento, essencial para os bebês internados na UTI.

“É fácil doar. São poucos minutos que dedicamos para esses bebês e que valem muito à pena. Essa joia eterniza o valor da amamentação. Me sinto orgulhosa por ter contribuído”, disse a mãe de Carlos, que já completou um ano. Em formato de gota, o pingente foi preenchido com o próprio leite de Andrea Lindinger, homenageada em nome das mães cadastradas no banco.

Foi o marido de Andrea que a incentivou a iniciar a doação. “Eu faço doação de sangue há muitos anos e como a Andrea estava com leite em excesso, sugeri fazer a coleta. Eu mesmo fui ao banco de leite para fazer o cadastro e buscar os potes”, lembrou Renato Lindinger.

Quem também conta como a doação de leite é importante é Jenifer Cardoso, mãe de Ester Cardoso, de oito meses. A criança ficou internada cerca de três meses por nascer prematura e com apenas 650 gramas. “Minha filha estava na UTI, e eu não tinha leite para alimentá-la. Fiquei desesperada com essa situação, mas foi um alívio quando a Ester começou a receber, a cada três horas, o leite doado ao banco”, disse.

Jenifer diz que agora passou a incentivar outras pessoas a realizarem o ato. “Quando vemos a situação dos bebês internados compreendemos a real importância dessa ação. As mães doadoras são anjos que ajudam quem elas não conhecem”, completou.

A chefe do banco de leite, Raquel Prata, idealizado da homenagem, explica que o cordão foi uma doação da designer Renata Pinotti, que mora em São Paulo. “Nós fizemos o sorteio entre 449 mães que contribuíram no período de 2016 até 19 de abril de 2017. O número 143 foi sorteado”, disse, ao destacar que o Banco de Leite recolhe aproximadamente 140 litros por mês.

DOE – Toda mulher que estiver amamentando e quiser ser voluntária pode fazer doações aos bancos de leite. De acordo com a coordenadora dos Bancos de Leite, Miriam Santos, 300ml são suficientes para alimentar até 10 bebês em um único dia. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o hotsite Amamenta Brasília.

Confira aqui a galeria de fotos.