Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/12 às 18h03 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Mais saúde para as mulheres de Brazlândia

COMPARTILHAR


Exames de mamografia, ultrassonografia e papanicolau na unidade móvel

 

Para dar assistência às mulheres em relação à saúde preventiva, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estacionou em Brazlândia na última segunda-feira (5) e fica na cidade até o dia 16. “O serviço está muito bom”, avaliou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, durante visita à carreta nesta sexta-fiera (9). A unidade tem estrutura para realizar exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo do câncer de colo do útero e já passou por 13 cidades do Distrito Federal.

Nos primeiros quatro dias foram realizadas 237 ultrassonografias, 237 preventivos e 222 mamografias na unidade móvel que está estacionada ao lado do Centro de Saúde 2, localizado na vila São José. Entre as mulheres beneficiadas, estava a dona de casa Dirce Franca Barbosa, 52 anos. “O serviço prestado pelo pessoal da carreta é muito bom”, disse após realizar uma mamografia e uma ultrassonografia.

Já a aposentada Luzia Pereira da Silva, 61 anos, moradora de Aguas Lindas, foi ao local em busca de atendimento. Mesmo morando em Goiás, ela fez exames de mamografias e duas ecografias. “Estou feliz por conseguir fazer os exames, pois se não e fosse a carreta teria que pagar”, comemorou.

A partir do dia 19 a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará em Samambaia. As pacientes que não conseguem atendimento perto de casa estão sendo agendadas para outras localidades, seguindo o itinerário da carreta.

Ao lançar a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o objetivo da Secretaria de Saúde é rastrear de forma precoce os casos de alterações que possam se transformar em câncer ou outras complicações. Já foram realizados 21.763 exames, sendo 7.117 mamografias, 7.515 ecografias de diversos tipos (abdominal, da tireoide ou transvaginal) e 7.131 exames preventivos, desde o dia 8 de março, quando o projeto foi lançado.

O atendimento é voltado para mulheres de todas as faixas etárias, mas as mamografias são realizadas prioritariamente para mulheres com mais de 40 anos. O laudo com o resultado do exame de mamografia saíra dentro de 72 horas e o de prevenção será encaminhado ao centro de saúde da região. Caso seja detectada alguma alteração no exame a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento na rede publica.

Os exames como mamografia e ecografias realizados na carreta podem ser encontrados nos Hospitais Regionais da Rede Pública de Saúde. Para os preventivos as mulheres podem procurar os centros de saúde, clínicas da família e postos de saúde.

Para as mulheres interessadas, é importante levar o documento de identidade e comprovante de residência. A finalidade é identificar de forma rápida os casos de mulheres com alterações que possam se transformar em câncer ou outras complicações. Sendo a décima quarta locação da unidade móvel, Brazlândia pretende alcançar a meta de dois mil exames.

A carreta atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas de atendimento são distribuídas no início de cada turno.