Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 16h55 - Atualizado em 17/05/19 às 16h55

Médicos residentes atendem idosos em evento no Paranoá

COMPARTILHAR

Profissionais fizeram avaliações óssea, de massa muscular e de peso

 

A tarde desta sexta-feira (17) foi voltada ao atendimento médico de 120 pessoas da terceira idade, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Administração Regional do Paranoá. Elas passaram por avaliações óssea, de massa muscular e de peso, feitas pelos profissionais de saúde da Coordenação de Residência Médica do Hospital da Região Leste (HRL, antigo Paranoá).

 

O enfoque dos médicos residentes foram as doenças prevalentes, na faixa etária acima dos 60 anos, como osteoartrose, osteoporose e sarcopenia. De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HRL, Viviane Peterle, além do cuidado com o paciente, a proposta do evento é garantir uma formação ampliada e integral aos médicos, levando-os para conhecerem as condições dos usuários da rede pública de saúde.

 

“Isso tem um impacto positivo no atendimento, porque, às vezes, os médicos vêm de fora e não conhecem a realidade local. Pessoalmente, eles têm uma compreensão mais ampliada do processo de adoecimento, e conseguem entender até outros dispositivos da rede para direcionar os pacientes de maneira mais orientada e responsável”, explica a coordenadora.

 

Além disso, a ação promoveu palestras sobre o programa Casa Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT/DF), atividades de fortalecimento muscular com educador físico, e o circuito de investigação da saúde óssea e sarcopenia, em parceria com a Terapia Ocupacional e Fisioterapia, para as doenças degenerativas típicas da idade.

 

CELEBRAÇÃO – A iniciativa também é uma forma de celebrar os dez anos de atuação da Residência Médica do Hospital da Região Leste, certificada pelo Ministério da Educação. Em uma década, o serviço foi responsável por formar médicos especialistas nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Pediatra.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/SES-DF