Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/17 às 17h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Médicos residentes participam de jornada no Hran

COMPARTILHAR

Diversos trabalhos acadêmicos serão apresentados até sexta-feira (29)

BRASÍLIA (25/9/17) – A XXIX Jornada dos Médicos Residentes do Hospital Regional da Asa Norte começou nesta segunda-feira (25) e se estenderá até a próxima sexta (29), no Grande Auditório. O evento conta com a participação de 159 residentes das áreas de anestesia, cirurgia geral, plástica, aparelho digestivo, pneumologia, pediatria, urologia, dermatologia, ginecológica/obstetrícia e clínica médica. Ao longo da semana, eles apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs), além de assistirem palestras.

A residente em clínica médica Fernanda Belém foi a primeira a apresentar seu TCC. “Foquei nas alterações de ecocardiograma em pacientes renais crônicos, porque também tenho interesse na área de cardiologia. Para mim, a jornada é um momento muito esperado porque estamos encerrando uma etapa importante, construída em dois anos de estudo”, disse, ao ressaltar que pretende publicar o trabalho em revistas especializadas.

Miguel França, outro aluno de Clínica Médica, também teve seu trabalho sobre avaliação subclínica de aterosclerose (excesso de gordura nas artérias) em pacientes com lúpus no Hran examinado na abertura da jornada. “Conseguimos estimar o risco vascular desses pacientes de maneira simples e fácil no consultório, para reduzir a mortalidade com a metodologia índice tornozelo braquial, já validada cientificamente para outros aspectos”, explicou.

Referência em urologia, o Hran também está formando pela primeira vez um residente nesta especialidade, o médico equatoriano naturalizado brasileiro Alberto Toledo Martinez. “Esse serviço já funciona há muitos anos neste hospital e, para mim, é uma honra ser o primeiro residente em urologia, que trata basicamente da saúde masculina e algumas patologias femininas”, explicou.

A coordenadora do Programa de Residência Médica do Hran, Carmélia Matos Santiago Reis, explica que a jornada é destinada para os residentes formandos do segundo e terceiro anos, dependendo do curso. “Esses trabalhos, já avaliados por um grupo de professores com mestrado e doutorado da Secretaria de Saúde, foram divididos em grupos e cada aluno tem 10 minutos para apresentar sua produção”, disse.

A programação desta segunda-feira inclui as palestras sobre Exames laboratoriais nas doenças hepáticas e Papel da ressonância magnética multiparamétrica. Nos próximos dias, serão apresentados os temas: Exames complementares em nefrologia, Quais exames devem ser solicitados no pré-operatório e Rastreamento de câncer de pulmão – Novas diretrizes, entre outros.

 

 

 

 

Confira as fotos.