Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/13 às 18h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde orienta moradores de Taguatinga sobre saúde bucal

COMPARTILHAR

Até sexta-feira serão distribuídos 2 mil kits de higiene oral

Moradores de Taguatinga participam até sexta-feira (25), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), da Semana de Saúde Bucal, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da saúde bucal, prevenção e tratamento de doenças decorrentes da falta de higiene na boca e nos dentes.

O evento, organizado pela coordenação Geral de Saúde, por intermédio da Unidade de Odontologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), faz parte das comemorações do Dia do Dentista, 25 de outubro.

Até sexta-feira profissionais de odontologia realizarão palestras de orientação sobre higiene oral e cuidados com a saúde bucal, além de distribuir panfletos informativos e acompanhar a escovação dos usuários, para possíveis correções. Serão distribuídos cerca de dois mil kits de higiene oral com escova de dente, fio e creme dental, para adultos e crianças que participarem da programação.

“Essa é uma ação muito boa. Os dentistas nos ensinam a forma correta de escovar os dentes e ainda distribuem pasta, escova e fio dental para quem não pode comprar”, disse Magnólia Maria, 25 anos, auxiliar de serviços gerais e moradora de Samambaia.

“Estou muito feliz porque ganhei dois kits de creme dental e escova de dente, um pra mim e outro pra meu filho, de seis anos. Estava precisando muito” declara sorridente Edilson Martins, 40 anos, auxiliar de manutenção e morador de Ceilândia.

A partir desta quarta-feira (23), os pacientes que fizerem tratamento na Odontologia do HRT, além das orientações sobre prevenção e cuidados, poderão receber aplicações tópicas de flúor.

“Queremos que esta Semana seja para conscientizar a população sobre a necessidade de uma boa higiene bucal. Desta forma, poderemos prevenir doenças nas gengivas, dentes e câncer de boca. A conscientização é mais uma forma de esclarecer as conseqüências que a falta de higiene bucal pode trazer ao cidadão”, destaca Wagner Gomes, cirurgião-dentista e chefe da Unidade de Odontologia do HRT.

Na abertura da programação, nessa segunda-feira (21), quem passou pela Praça do Relógio em Taguatinga, pôde participar da campanha que teve a parceria a Administração Regional, Conselho Regional de Odontologia (CRO), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) Sindicato dos Odontologistas do DF Universidade Católica de Brasília (UCB).

“Numa ação social como essa, tenho a oportunidade de ter contato com as pessoas mais carentes, isso me possibilita crescer e melhorar como profissional”, declara Isabela Cizilho, participante do evento e estudante do 5º período do curso de Odontologia da UCB.

Semana de Saúde Bucal na Unidade Mista de Saúde

Simultaneamente, às ações que aconteceram na Praça do Relógio e no HRT, a Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (UMST) está realizando uma programação especial de senbilização sobre a importância dos cuidados da saúde bucal e prevenção de doenças como câncer de boca, gengivite e cárie.

“Durante esta semana, queremos enfatizar os cuidados com a saúde da bucal e lembrar a importância dos profissionais da Odontologia, que muito trabalham para o bem-estar da população”, destaca o coordenador-geral de saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

Confira a programação: 

 

DATA

 

DIA

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

21

Segunda

Manhã

Tarde

Mesa demonstrativa sobre saúde bucal e distribuição de kits com escovação supervisionada (Corredor odontologia)

 

22

Terça

Manhã

Tarde

Mesa demonstrativa sobre saúde bucal e distribuição de kits com escovação supervisionada (Corredor odontologia)

 

23

Quarta

10 horas

Apresentação da peça teatral

“A bruxinha que voava numa escova de dentes ” ( Auditório)

 

24

Quinta

11 horas

Palestra direcionada aos servidores da UMT com distribuição de kits odontológicos a todos os presentes (Auditório)

 

25

Sexta

Manhã

Mesa demonstrativa com orientações sobre saúde oral – Tenda montada em frente a entrada principal  da UMT 

 

Claudete Nascimento e William Rodriguez