Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/15 às 13h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Moradores de Planaltina farão descarte de inservíveis no combate à dengue

COMPARTILHAR

Serão recolhidos objetos que possam acumular água parada

BRASÍLIA (10/9/15) – Entre 14 de setembro e 9 de outubro, em Planaltina, será promovido um cronograma do manejo ambiental para amenizar possíveis focos do mosquito Aedes Aegyptis. A ação será realizada pelo Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Planejamento Regional de Prevenção e Controle da Dengue (GEIPLAN).

Desde quarta-feira (9), agentes comunitários e de vigilância ambiental visitam residências e escolas para divulgar a coleta domiciliar de inservíveis que possam acumular água parada e se tornar possíveis focos do mosquito Aedes Aegyptis. Os moradores poderão retirar de suas residências, na data previamente agendada, todo o material descartado e colocá-lo à frente do portão. A coleta terá início no Bairro Arapoangas, segunda-feira (14).

O trabalho é uma parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, que disponibilizará seis caminhões para o recolhimento do material descartado, e com a Administração Regional de Planaltina. Os caminhões estarão por diversos bairros da região administrativa (Arapoangas, Vila Buritis, Vale do Amanhecer, Núcleo Rural Taguara, Jardim Roriz, Setor Tradicional, Sul e Vila de Fátima, Estâncias I, II, III, IV, V e Nova Planaltina).

De acordo com a representante do GEIPLAN, Maria Clara Porto, os casos de dengue em Planaltina já ultrapassam dois mil. “A ação acontece uma vez por ano ou sempre quando há necessidade de minimizar e retirar os inservíveis que proliferam e contribuem para o surgimento e crescimento do mosquito da dengue. Como já começaram a cair as primeiras chuvas no DF, também surgem as preocupações para os casos da doença”, reforça Maria Clara Porto.

A ação não recolhe entulhos de construção e restos de galhos de árvores deixados por populares, apenas objetos ou materiais que sejam criadouros do mosquito Aedes Aegyptis, como carcaça de fogão e geladeira, garrafas, vasos, latas, pneus etc. A dengue é uma doença grave, pode levar à morte e a única forma de combater os focos é uma conscientização de todos, evitando água parada em recipientes.

Cronograma do manejo ambiental em controle a dengue – Planaltina 2015

– Bairro Arapoangas: Divulgação: 9 a 18/9 – Coleta: 14 a 18/9

– Bairro Vila Buritis: Divulgação 14 a 23/9 – Coleta: 21 a 23/9

– Bairro Vale do Amanhecer: Divulgação: 14 a 25/9 – Coleta: 24 a 25/9

– Núcleo Rural Taquara: Divulgação: 25/9 – Coleta: 28/9

– Bairro Jardim Roriz: Divulgação: 21 a 30/9 – Coleta: 29 a 30/9

– Setor Tradicional/Setor Sul e Vila de Fátima: Divulgação: 21/9 a 5/10 – Coleta: 1, 2 e 5/10

– Bairro Estâncias I, II, III, IV, V e Nova Planaltina: Divulgação: 1 a 10/9 – Coleta: 6 a 9/10