Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/13 às 19h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Moradores de Ponte Alta do Gama ganham posto de saúde

COMPARTILHAR

Cobertura de atenção primária no Gama aumentou 70% em três anos

O governador Agnelo Queiroz e o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa inauguraram nesta quinta-feira (31) o posto de saúde de Ponte Alta, na zona rural do Gama, na DF 290. A nova unidade, que funciona em um antigo posto fiscal cedido pela Secretaria de Fazenda do DF, passou por reformas na parte elétrica e hidráulica, recebeu pintura e foi adequado para o atendimento da equipe de Estratégia Saúde da Família.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destacou que o local estava desativado, ocasionando custos para o governo. “Esta unidade é exemplo da parceira com outros órgãos do GDF e hoje atende muito bem a população da área”, disse o secretário.

Rafael Barbosa lembrou, ainda, que no início da gestão a cobertura da atenção primária no Gama estava em sete por cento. “Em dois anos avançamos e com a chegada de mais três médicos da família, a cidade está próxima de alcançar 70% de cobertura, uma marca importante, resultado do esforço e compromisso da toda a equipe”, destacou.

O custo da obra foi de aproximadamente R$ 100 mil. “A área é compatível com as necessidades dos moradores rurais e estamos trabalhando de forma colegiada para priorizar a população mais carente. A Secretaria de Saúde tem nos apoiado e ouvido as reivindicações da nossa comunidade e está investindo nas melhorias das estruturas de saúde do Gama”,declarou Robson Umbelino, coordenador Geral de Saúde do Gama.

Josiel Cardoso Costa, agricultor, informa que mora na região há três anos e que no local não havia posto de saúde. “Sempre que necessitava de atendimento eu ia para o Gama e o deslocamento é difícil. Agora com o posto de saúde mais perto da minha chácara, vou cuidar melhor da saúde”, ele disse.

O posto de saúde de Ponte Alta oferece atendimento à Saúde da Mulher (pré-natal,planejamento familiar, exame preventivo, oficinas para gestantes); atendimento em nutrição e psicologia pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família ( NASF); saúde do adulto; grupo de diabetes e hipertensão;saúde do idoso; atenção integral a saúde da criança (imunização, crescimento e desenvolvimento); Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hanseníase. A unidade, além de exames laboratoriais, também realiza exames de eletrocardiograma, testes rápidos de Sífilis/HIV, dengue e de gravidez.

O Governador Agnelo Queiroz ressaltou que o posto de saúde tem todas as condições necessárias para prestar assistência de qualidade aos moradores da região, “ é a ampliação de atenção primária chegando com força na zona rural. Inauguramos o posto de saúde da Fercal, em Planaltina, agora no Gama e futuramente na região de Brazlândia. Estamos reforçando a atenção primária para que a população não precise buscar assistência nas emergências dos hospitais da rede”, informou o Governador.

O posto de saúde de Ponte Alta conta consultório para atendimento do médico da família, consultório para atendimento do enfermeiro, sala de acolhimento, sala de espera, farmácia, sala de curativos, sala de vacina e laboratório. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12 e das 13h às 18h. Conta com um médico da família, dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, quatro agentes comunitários de saúde. A população cadastrada pela Estratégia Saúde da Família é de duas mil pessoas e o a equipe de ESF também atende a população de Ponte Alta de Cima.

Eliane Simeão

Leia também...