Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/16 às 13h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Nota: Não haverá fechamento da UBS de Vicente Pires

COMPARTILHAR

BRASÍLIA (31/10/16) – A Secretaria de Saúde (SES) esclarece à comunidade e aos servidores que, ao contrário de boatos maldosos que vêm sendo reproduzidos, não haverá fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vicente Pires. Informações equivocadas, com o intuito de tumultuar e gerar desgastes à gestão, têm sido repassadas por pessoas que não têm a devida preocupação com a população, o que a SES lamenta profundamente.

A SES tem como meta ampliar os serviços de Atenção Primária à população do Distrito Federal. Esses serviços, quando totalmente implantados, permitirão maior capilaridade e o atendimento mais próximo de onde as pessoas moram, estudam e trabalham. Para tanto, há hoje um investimento na qualificação das equipes de saúde multiprofissional para que a Atenção Primária seja de fato resolutiva e alcance seu propósito de evitar encaminhamentos desnecessários a especialistas e o congestionamento das emergências dos hospitais. Da mesma forma, é necessário investir em gestores com perfil para gerenciamento de serviços de Atenção Primária, capazes de oferecer bem os serviços nas Unidades Básicas de Saúde, com atendimento humanizado e com acolhimento à demanda do usuário, e acesso qualificado ao sistema.

Do ponto de vista estratégico, a valorização da Atenção Primária à Saúde (APS) contribui de forma decisiva para a mudança do atual modelo de atenção à saúde desenvolvido no Distrito Federal. Experiências nacionais e internacionais indicam que o reordenamento do acesso a partir da Atenção Primária à Saúde reduz custos e otimiza resultados, com benéficas repercussões para todo o sistema.

Nesse sentido, a Unidade Básica de Saúde de Vicente Pires é, como todas as demais UBS, foco fundamental para a obtenção desse objetivo de oferecer Atenção Primária à Saúde a toda a população do DF. A eventual substituição de gestores nessa UBS ou em qualquer outra para melhor adequá-las a essa estratégia está longe de significar seu fechamento.

Os moradores de Vicente Pires podem ficar tranquilos, pois continuarão contando com os serviços de sua Unidade Básica de Saúde, sem qualquer risco de interrupção.