Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/01/20 às 18h19 - Atualizado em 20/01/20 às 8h15

Nova unidade de saúde será construída na Vila Buritizinho, em Sobradinho II

COMPARTILHAR

UBS beneficiará cerca de 13.800 pessoas

 

O edital da licitação para construir mais uma unidade básica de saúde (UBS) no Distrito Federal foi publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do DF. Desta vez, o local beneficiado será a Vila Buritizinho, em Sobradinho II, que receberá um reforço na assistência à população, sendo capaz de atender aproximadamente 13.800 pessoas.

 

Localizada na quadra 5, Área Especial 1, a obra da nova UBS está orçada em R$ 3.255.353,05. O valor é o estimado para a contratação da empresa responsável pela construção.

 

De acordo com a Subsecretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Secretaria de Saúde, depois que o processo licitatório for concluído, a previsão é de que as obras sejam iniciadas até o segundo semestre deste ano.

 

Assim como as outras quatro UBS em licitação, no Paranoá Parque, Jardins Mangueiral, Vale do Amanhecer e Sol Nascente/Pôr do Sol, a unidade da Vila Buritizinho terá em torno de 870 m² de área útil. O projeto arquitetônico inclui salas de acolhimento, de vacina, de espera, de reunião, almoxarifado, fraldário e banheiros com acessibilidade, entre outros espaços.

 

A nova estrutura foi projetada para comportar quatro Equipes da Saúde da Família (ESF). Cada uma delas formada por médico, enfermeiro, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.

 

“A nova unidade vai atender a uma população vulnerável e dentro do seu território, proporcionando um acesso oportuno e melhor assistência à população”, ressaltou a diretora da Atenção Primária da Região de Saúde Norte, Renata Marcês.

 

LICITAÇÕES – Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde tem publicado editais de licitação para contratar empresas para construir as novas UBS. O primeiro foi lançado no dia 3 de maio para o Paranoá Parque, que beneficiará cerca de 24 mil pessoas.

 

Para o Jardins Mangueiral, a licitação foi divulgada em 7 de maio e deverá atender em torno de 17 mil moradores da região.

 

O terceiro edital foi direcionado ao Vale do Amanhecer, em Planaltina, para beneficiar cerca de 20 mil pessoas.

 

A quarta licitação, lançada em 26 de novembro, destinou-se ao Sol Nascente/Pôr do Sol e atenderá cerca de 24 mil pessoas.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Arte: Érick Alves/Saúde-DF