Governo do Distrito Federal
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26/12/17 às 14h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Nutricionista dá dicas para controlar alimentação nas festas de fim de ano

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É necessário ficar atento ao sal, conservantes e sobremesas

BRASÍLIA (26/12/17) – As festas de fim de ano chegaram e muitas pessoas ficam preocupadas se conseguirão ficar de bem com a balança e manter o peso após as tradicionais ceias natalinas. Para quem não sabe como controlar a alimentação nesse período, a nutricionista especialista em saúde da Secretaria de Saúde do DF, Brenda Honorato, elaborou várias dicas.

“A primeira é não pensar em perder peso nesta fase, porque pode ser muito difícil. Mas manter o peso já será um grande sucesso. Em segundo lugar, escolha saladas de entrada, como vegetais ao forno ou outras opções mais leves”, ressaltou a profissional.

Para quem participar de confraternizações no fim de ano onde cada convidado é responsável por levar um prato, a dica é procurar levar as opções mais saudáveis. Outra orientação simples é usar ervas, cebola, alho, vinagre balsâmico, limão e azeite de oliva para temperar as preparações, bem como reduzir a quantidade de sal na comida, pois o sódio promove a retenção de líquidos.

“Prefira molhos para salada mais leves (sem queijos) e experimente usar geléias de frutas para preparar os molhos da salada. Se utilizar conservas como de azeitona, procure deixar esses alimentos em um copo com água por 30 minutos antes do preparo e depois descarte a água, assim irá reduzir um pouco o teor de sódio do alimento”, disse.

Na hora das sobremesas, escolha as que foram elaboradas a partir de frutas, evitando sorvetes, chocolates e doces. Por fim, faça uma refeição leve antes de sair de casa. “O controle da quantidade de alimentos consumidos é essencial. Consuma pequenas quantidades, dessa maneira você pode experimentar uma maior variedade maior de pratos”, finalizou.

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