Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/15 às 12h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

O HSVP completa 39 anos de atendimento

COMPARTILHAR

Evento também faz alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

BRASÍLIA (19/5/15) – Pacientes do Hospital São Vicente de Paulo (Hsvp), familiares e servidores, participaram ontem (18) do primeiro dia de comemoração do 39° aniversário do HSVP e da semana da luta Antimanicomial. A festa iniciou com abertura solene no galpão terapêutico. Foi um dia de festa e comemoração, a Diretora Geral do hospital Ana Luísa Lamounier Costa, agradeceu a equipe de profissionais do hospital pelo serviço prestado, e aos parceiros do hospital e lembrou-se da Semana da Luta Antimanicomial. O presidente do Clube dos Amigos José Alves, falou como representante dos usuários em saúde mental lembrou-se da luta dos usuários para o atendimento e elogiou o bom atendimento oferecido pelos servidores do HSVP.

As chefias da Enfermagem Olane Heredia Gonçalves e do Serviço Social Juliana S. Lima fizeram as homenagens, respectivamente, aos enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de enfermagem e as Assistentes Social, pelos seus dias que foram comemorados no dia 12, 20 e 15 de maio. Os Usuários, Familiares, Comunidade, Profissionais do hospital Cantaram animadamente os parabéns 39º aniversario do HSVP.

A tarde teve continuidade no Pronto Socorro-Dia (PS-Dia). O evento foi muito animado, e contou com apresentação de dança cigana e também ao som de todos os estilos de música, malabarismo com bolas, corte de cabelo, doação de flores e plantas aos pacientes. O evento contou com o apoio de estudantes de artes cênicas da Unb, do projeto Beatheads, servidores e estagiários da CEP- Saúde/Planaltina.

“Tal evento no PS-Dia é importante para facilitar a socialização dos pacientes e quebrar o estigma que o doente mental não participa de eventos sociais. Além disso, favorece a auto estima dos mesmos e colabora para a melhora do seu estado geral”, afirma Sônia Igreja, psicóloga do PS-Dia.

O PS-Dia é um setor que funciona no período diurno do HSVP e conta com uma equipe multiprofissional, atendendo pacientes vindos do PS com mais de 72 horas de internação. Neste espaço a equipe desenvolve atividades diversas, como: Dinâmicas de grupo, oficinas de desenho, colagem e pintura em tela, jogos lúdicos, comemorações de datas festivas, por servidores do setor e Trabalhos corporais, como: Consciência corporal pela enfermeira Laura cardins e Yoga pela ONG Baba-Ananda.

Veja as demais programações:
19 /05- terça-feira- 15h : Terapia do riso: auditório do HSVP;
20/05- Quarta-feira-15h : desfile de moda DASLOUKAS-Aberto ao público, no galpão terapêutico;
21/05-Quinta-feira-15h : Grupo arte de viver- Aberto ao público, no galpão terapêutico.
Texto elaborado por Alécia G. Ribeiro e a Equipe do NEPS/HSVP e PS-DIA.