Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/13 às 13h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Obra da UPA de Ceilândia passa por inspeção

COMPARTILHAR


Secretário de Saúde e administrador regional conferem cronograma de construção

 

 

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e o administrador regional de Ceilândia, Ari de Almeida, inspecionaram a obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia que está sendo construída no Ceilambódromo. Acompanhados do Chefe da Assessoria de Relações Institucionais (Arins), Delmo Matos Menezes, constataram que a execução está dentro do prazo, com previsão de entrega para dezembro. 

 

Ceilândia vai ganhar duas UPAs até o ano que vem. Cada Unidade vai custar aos cofres do GDF R$ 9 milhões. As Unidades seguem o mesmo padrão das demais, com 2.401,57 metros quadrados. A segunda, localizada na QI 10, lotes 71 a 118, no Setor de Indústrias de Ceilândia, deverá ser entregue no fim de abril de 2014.

 

De acordo com Rafael Barbosa, “as UPAs oferecem atendimento em Clínica Médica e Pediatria, ou seja, praticamente todo usuário que chega a uma unidade consegue resolver, ali mesmo, seu problema de saúde e deixa de procurar a Emergência de um Hospital”.

 

Ainda segundo o secretário, a capacidade de atendimento de cada unidade será de 700 pacientes por dia. A concepção das unidades é desafogar o atendimento nas emergências dos hospitais, prestando assistência intermediária de baixa complexidade entre as unidades básicas e hospitalares.

 

A população da região administrativa de Ceilândia está estimada em 416 mil habitantes. Com a inauguração das UPAs, a SES-DF espera garantir maior humanização no atendimento, com a resolução dos problemas de saúde de forma mais rápida. Elas devem, também, facilitar o acesso dos usuários pela proximidade às suas residências.