Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/18 às 19h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Orquídeas chamam a atenção de pacientes e funcionários no Hmib

COMPARTILHAR

Expectativa é que 150 mudas da espécie sejam plantadas na unidade

BRASÍLIA (15/1/2018) – A beleza das orquídeas chamou a atenção de quem passava, nesta segunda-feira (15), no corredor principal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A unidade promoveu a Feira de Orquídeas, onde mais de 30 pessoas, entre pacientes e profissionais do hospital, compraram as plantas.

Entre essas pessoas, estava a técnica administrativa do Hmib Sirley Rodrigues. Apaixonada por flores, ela fez questão de comprar uma orquídea grande, uma média e uma muda. “As flores sempre deixam o ambiente mais tranquilo e bonito. Dão mais vida ao local. Por mim, teria uma plantinha em cada mesa daqui”, brincou.

Para a técnica administrativa do Hmib Sirley Rodrigues

O desejo de Sirley coincide com o dos idealizadores da feira. Na compra de duas mudas adultas, a terceira é doada e plantada nos jardins do Hmib. A expectativa é que 150 mudas sejam plantadas nos terrenos da unidade para, dessa forma, tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e agradável para quem o frequenta.

“Tudo que se soma para a melhora do ambiente hospitalar influencia no paciente e nos servidores, e dá uma qualidade maior ao trabalho. E as orquídeas trazem uma beleza e leveza maior a qualquer local”, afirmou o diretor Administrativo do Hmib, José Maria Gomes.

Diretor Administrativo do Hmib, José Maria Gomes

Até mesmo quem estava de passagem pelo hospital se sentiu atraído pelas orquídeas. Uma dessas pessoas foi Iris Vieira, de 45 anos, que levava o filho para uma consulta com o dentista da unidade. “Como tenho orquídeas em casa, aproveitei para perguntar sobre o que fazer para preservá-las por mais tempo. Elas dão mais energia e trazem alegria para qualquer lugar”, comentou.

Iris Vieira, de 45 anos:

A Feira de Orquídeas continuará no Hmib nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, quando também será oferecida uma oficina de cultivo e manejo das plantas aos interessados.

PROJETO – A iniciativa faz parte do projeto “Saúde mais florida”, que neste ano embelezará com várias orquídeas as unidades de saúde do DF, a começar pelas localizadas na Região de Saúde Centro-Sul. As próximas que receberão a ação serão o Instituto de Saúde Mensal (ISM), em 25 de janeiro, e o Adolescentro, em 7 de fevereiro. Estão previstas para março feiras no Hospital Regional do Guará (HRGu) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

Orquidófilo João Bosco

A ideia do “Saúde mais florida” é fruto de uma ação ainda mais ampla, o “Brasília: capital das orquídeas”, idealizado pelo orquidófilo João Bosco. Presente no Hmib durante a feira, ele conta que pretende fazer com que o maior número de pessoas participe da iniciativa. “Aqui já superou as minhas expectativas, porque observei que todos participaram, tanto pacientes quanto médicos ou outro funcionário. Todo mundo comprou.”

Há cerca de cinco anos, ele doou 150 orquídeas ao Hospital de Base, iniciando a parceria com a Secretaria de Saúde. Seu objetivo é tornar a capital federal uma referência internacional nesse campo. O orquidófilo espera plantar cerca de 40 mil mudas de orquídeas em Brasília ainda em 2018. Nos próximos 5 anos, a meta é plantar 100 mil em todo o DF.

Confira a galeria de fotos.