Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/17 às 17h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Orquídeas embelezarão sede da Secretaria de Saúde

COMPARTILHAR

Flores serão plantadas na área verde interna do prédio

BRASÍLIA (10/11/17) – A sede da Secretaria de Saúde vai ficar florida dentro de poucos dias. Um projeto iniciado nesta sexta-feira (10) vai destinar uma orquídea para a área verde do prédio a cada duas mudas da planta vendidas durante a exposição “Saúde mais florida”, que ocorre entre 11h e 16h de hoje.

“Estamos vendendo, a um preço baixo, apenas R$ 15, as mudas adultas, que devem florescer dentro de poucos dias. Quem comprar, terá o nome impresso em uma plaquinha que será afixada à árvore onde a orquídea for plantada”, conta um dos idealizadores do projeto, o coordenador de Voluntariado da Secretaria de Saúde, Cristian Silva.

A ideia do projeto veio de algo maior, iniciado há alguns anos em todo DF, idealizado pelo orquidófilo João Bosco. “Trabalho há 27 anos com orquídeas e, durante este tempo, notei que a orquídea não serve apenas para embelezar, mas também para trazer harmonia e paz”, conta.

Há cerca de cinco anos, ele doou 150 orquídeas para o Hospital de Base, iniciando a parceria com a Saúde. “Nossa ideia é levar para todos os hospitais da rede e ter jardins floridos para que pacientes e acompanhantes apreciem e também cuidem”, diz.

Ele conta que um de seus clientes teve como tratamento alternativo indicado por um médico o cultivo de orquídeas, para acabar com a depressão e o estresse. “Montei um orquidário na casa dele e, dois meses depois, a esposa dele me convidou para um almoço para contar que ele não mais fazia uso de medicamentos, pois havia melhorado após mexer com as orquídeas”, conta.

Quem tiver orquídeas em casa e quiser doar, também pode. Para informações: voluntariado.dipmat@saude.df.gov.br.