Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/19 às 17h46 - Atualizado em 29/11/19 às 10h16

Ouvidoria da Saúde recebe prêmios por melhores práticas e desempenho

COMPARTILHAR

Setor foi elogiado pelo aumento no índice de resolutividade das demandas

 

Os esforços da Ouvidoria da Secretaria de Saúde para melhorar o atendimento à população foram reconhecidos com dois prêmios importantes, recebidos nesta quinta-feira (28), no auditório da Policia Civil. O setor foi um dos vencedores do 4º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública e do Prêmio de Melhor Desempenho – 2019, entregues pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF.

 

No prêmio de melhores práticas, a Secretaria de Saúde foi uma das três vencedoras, entre 15 iniciativas concorrentes. Ela ganhou pelo projeto A Ouvidoria da Saúde vai até você, que teve como objetivo retratar a realidade das unidades de saúde da pasta. A ideia foi trabalhar as informações como ferramenta de gestão para melhorar o serviço público de saúde do DF.

 

O segundo prêmio diz respeito ao melhor desempenho na percepção do cidadão em 2019. No caso da Ouvidoria da Saúde, isso ocorreu devido ao aumento do índice de resolutividade das demandas recebidas, que subiu de 32%, em 2018, para 40%, neste ano. O setor recebeu 12 mil manifestações a mais que no  ano passado inteiro.

 

O avanço no setor, dentro de uma pasta que recebeu 38.877 demandas neste ano, foi reconhecido e elogiado pelo ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira. “Isso mostra que nada é impossível. [O avanço] ficou claro com a Secretaria de Saúde”, destacou o gestor.

 

TRABALHO DE EQUIPE – Para reconhecer o trabalho de cada ouvidoria, foram criadas três categorias dentro do Prêmio de Melhor Desempenho, com base na média mensal de manifestações recebidas. A equipe da Saúde foi premiada dentro da categoria que mais recebe demandas por mês, sendo ovacionada pelos participantes ao receber o prêmio.

 

“Isso tudo é resultado de um trabalho constante e diário de equipe. Os ouvidores dividiram as funções e cada um foi tomando a frente, com acompanhamento do sistema, presencial e na ponta. Conseguimos mostrar que é um trabalho inédito dentro da Saúde, que vale a pena”, afirmou o chefe da Unidade Setorial da Ouvidoria de Saúde, Marcos Paulo Lopes.

 

CERTIFICAÇÕES – Também foram entregues no evento certificações para 29 servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). Eles concluíram o curso de 160 horas do Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO-DF).

 

Um deles foi o servidor da Secretaria de Saúde Raphael Damasio, ouvidor do Complexo Regulador do DF. “Estar qualificado é importante e interfere diretamente no que fazemos. Realizar um trabalho mais humanizado para resolver as demandas das pessoas é fundamental”, comentou.

 

EVENTO – Antes das premiações, a Ouvidoria-Geral do DF apresentou o Balanço Anual de 2019, com dados sobre todas as ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento contou com a presença de servidores das Ouvidorias Seccionais das secretarias, administrações e demais que integram o Sigo-DF.

 

O concurso e o prêmio são momentos para fortalecer o papel das ouvidorias e busca valorizar e incentivar o desenvolvimento das melhores práticas na gestão e prestação dos serviços de ouvidoria pública. Também reconhece aquelas que tiveram o melhor desempenho na perspectiva do cidadão.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF