Governo do Distrito Federal
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17/01/17 às 15h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Ouvidoria fará Validação Positiva de identidade do cidadão

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Com ?a medida?, pacientes não precisam mais comparecer pessoalmente para ter acesso às informações

BRASÍLIA (17/1/17) – A partir de agora, os pacientes que registrarem demandas na Ouvidoria da Saúde pela Central 162 não precisarão mais comparecer pessoalmente para comprovar sua identificação. O setor deu início ao processo de Validação Positiva, em que o usuário poderá apenas informar ao atendente, por telefone, seus dados pessoais para autenticar sua identidade e ter acesso às informações solicitadas.

A medida tem como objetivo garantir o amplo acesso ao usuário às informações, com conforto e agilidade, ao mesmo tempo ?em ?que garante a segurança das suas informações pessoais. Por mês, a pasta recebe aproximadamente 2 mil novas demandas, que podem ser classificadas como: solicitação, elogio, denúncia, reclamação, informação e sugestão.

“Com a Validação Positiva, os dados repassados pelo usuário serão confrontados com as informações existentes no cadastro do TrakCare, que é um sistema utilizado pela Secretaria de Saúde que contém o cadastro? e prontuários? dos pacientes. A validação será semelhante a que ocorre em atendimentos prestados por bancos e outras instituições”, explicou a chefe da Ouvidoria Geral da Secretaria de Saúde, Meire Machado.

Os atendentes da Central telefônica 162, sob a coordenação da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foram cadastrados e treinados para buscar os dados no sistema da Secretaria de Saúde. “O acesso será permitido apenas para verificar dados cadastrais, ou seja, as informações do prontuário continuarão com sigilo resguardado”, reforçou Meire.

REGISTRO DE MANIFESTAÇÕES – Qualquer usuário? ?do sistema público de saúde do DF pode registrar suas manifestações na Ouvidoria da Saúde.

Os canais de atendimento são presenciais?,? nos 16 hospitais da rede pública, na Casa de Parto de São Sebastião ou na Ouvidoria Central da Saúde, que fica no Edifício Sede da Secretaria de Saúde. A população também pode cadastrar demandas na internet, no Portal da Saúde?,? ou ?pela? da Central 162. A ligação é gratuita.