Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/14 às 20h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Pacientes com perda de movimentos em traumas contam com reabilitação no HBDF

COMPARTILHAR

Ambulatório realizou mais de 5 mil atendimentos em 2013

Há 37 anos, o Núcleo Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Base vem ajudando pacientes a se recuperarem totalmente de traumas e cirurgias invasivas. Só no ano passado foram 5 mil consultas e sessões realizadas aos pacientes com traumas graves, sequelas e cirurgias de tumores. 

O serviço ambulatorial de Fisioterapia do HBDF atende uma média de 16 pessoas diariamente e tem o objetivo de cuidar dos casos de lesões e sequelas pós traumas com perdas de movimentos das mãos e membros e mulheres mastectomizadas – ambos são os casos mais numerosos do hospital.

A paciente Angela Riane, 35, é um dos exemplos de sucesso. Ela sofreu, no ano passado, um acidente em que cortou os tendões da mão direita. O corte profundo impossibilitou Angela de fazer movimentos e atividades laborais e dia-a-dia, deixando sequelas.

“Hoje, após três meses de sessões de fisioterapia receberei alta e retornarei ao trabalho. Estou muito feliz. Ficar impossibilitada de fazer o meu trabalho como sempre fiz é muito ruim tanto psicologicamente como fisicamente”, conta.

Segundo o especialista André Luiz Maia, o acompanhamento com fisioterapia e terapia ocupacional desses pacientes é essencial. “Nas mastectomizadas, há casos em que precisar retirar boa parte da musculatura e também da glândula axilar e isso pode causar o “linfedema” que é um inchaço nos braços devido a uma perturbação ou obstrução na circulação linfática. Nos casos de traumas também pode haver muita perda de movimentos e isso prejudica muito o paciente. É essencial o atendimento de fisioterapia nesses casos”, destaca.

Serviço

O ambulatório de Medicina Física e Reabilitação funciona diariamente nos das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. A marcação deve ser feita no próprio ambulatório e deve ter encaminhamento do médico.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226