Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/14 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Pacientes da Carreta da Mulher em Samambaia recebem orientações para o Carnaval

COMPARTILHAR

Ação foi realizada pela equipe do Centro de Saúde n° 03 de Samambaia

Os servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (ENASF) do Centro de Saúde n° 03 de Samambaia realizaram nesta sexta-feira (28), uma ação de prevenção na Carreta da Mulher, que está estacionada na quadra 431 da Expansão de Samambaia. O objetivo foi conscientizar as mulheres sobre a importância de usar o preservativo e prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

A ação, na semana que antecede o carnaval, contou com palestras educativas sobre DST, orientação e demonstração de como usar o preservativo feminino com prótese da genitália feminina, distribuição de folders informativos, gel lubrificante e preservativos masculinos e femininos.

A Carreta

A unidade permanecerá no local até o dia 7 de março e o funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto nos dias 3 e 4 de março, devido ao feriado. Na quarta-feira de cinzas, dia 5, a carreta funcionará somente a partir das 14h.

A carreta oferece exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau). A capacidade é de 150 exames por dia, sendo 50 mamografias, 50 preventivos e 50 ecografias diversas.

Dessa vez, a prioridade é o atendimento de pacientes que foram previamente agendados pelos centros de saúde da região administrativa. O objetivo é atender a demanda reprimida das pacientes que ainda aguardam para a realização de exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas.

Além do atendimento agendado, as vagas remanescentes serão preenchidas por demanda espontânea no local.

Para as mamografias e ecografias é necessária a apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual. As moradoras devem apresentar também documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

Nas três visitas da carreta a Samambaia, a comunidade feminina foi contemplada com mais de 10 mil exames.

Demais Carretas

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com quatro unidades móveis, que já percorreram várias cidades do DF. Desde março de 2012, quando o projeto foi lançado, foram realizados mais de 128 mil exames.

Para acompanhar o cronograma das carretas pelas regiões administrativas do Distrito Federal, basta acessar o endereço www.carretadamulherdf.com.br.

Leia também...