Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/13 às 13h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Pediatria de Planaltina faz mais de 2 mil atendimentos em seis meses

COMPARTILHAR

Pronto atendimento no hospital para classificação verde e azul

A redução no tempo de espera dos pacientes infantis em até quatro horas. Este é o principal benefício do serviço de pronto atendimento da Pediatria do Hospital de Planaltina, destinado às crianças classificadas com as cores verde e azul na triagem. Em seis meses de implantação mais de 2 mil pacientes foram atendidos no ambulatório.

Com isso, o tempo de espera para o atendimento passou de 6 horas, para 2 horas, para verde, e de 5 horas para 3 horas, em média, para azul. Por dia são atendidas 40 crianças, 20 pela manhã e 20 à tarde.

Criado há seis meses, o serviço de pronto atendimento é destinado às crianças classificadas com as cores verde e azul na triagem, e 2.062 pacientes infantis foram atendidos nesse período.

Os números, segundo a coordenadora geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, são resultado de uma equipe comprometida em obter resultados positivos.

Segundo o coordenador da Política de Humanização do Hospital, Fábio Tomás da Silva, a criação da sala agilizou o atendimento, “Desafogamos o pronto socorro e diminuímos o tempo de espera”, diz.

Aprovação

A rapidez no atendimento foi comprovada pela autônoma Ágata Rodrigues. “Minha filha, com cinco meses, estava resfriada e foi classificada como verde. Cheguei ao hospital e logo fui chamada, fiquei muito satisfeita”, relata.

A dona de casa Kássia Santos, também aprovou a criação da sala. “Estive no hospital anteriormente com meus filhos, mas essa foi a única vez que fui atendida rapidamente”, diz.

O serviço de pronto atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma médica e uma auxiliar de enfermagem. As crianças depois de classificadas são chamadas de cinco em cinco, e encaminhadas pela auxiliar de enfermagem até a sala de espera para serem atendidas.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...