Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/16 às 19h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Pediatria do HRAN comemora o Dia das Crianças

COMPARTILHAR

Ação foi promovida pela ONG Amigos da Vida em parceria com o hospital

BRASÍLIA (11/10/16) – A manhã desta terça-feira (11) começou diferente na unidade de Pediatria do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Crianças internadas na ala receberam brinquedos da ONG Amigos da Vida. Ao todo, 44 pacientes receberam revistinhas da Turma da Mônica e diversos brinquedos, como quebra-cabeças, bonecos e carrinhos.

A ação foi promovida em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. De acordo com a pedagoga da unidade de pediatria do HRAN, Caren Queiroz, o objetivo da iniciativa é mostrar aos internados que são mais crianças do que pacientes.

“Iniciativas como esta nos mostram como é possível fazer com que a criança se sinta mais em casa, que aceite melhor os procedimentos da enfermagem e diminui o que chamamos de 'hospitalismo', que é a ociosidade, e se sente mais próxima da data que é delas”, observa Caren. Ela acrescenta que a tem uma visão humanizada da criança. “Ela é vista na totalidade, ou seja, continua sendo criança independentemente do ambiente no qual esteja inserida”, explica.

PROTAGONISMO – O diretor de comunicação e marketing da ONG Amigos da Vida, Pedro Alves, conta que a ação tem como foco principal o protagonismo infantil. “É difícil imaginar uma criança feliz ao ser tirada do ambiente natural de vivência e ficar hospitalizada. A criança precisa da questão pedagógica, do acolhimento, de um ambiente lúdico para um crescimento saudável e nosso intuito é deixar os pacientes alheios aos problemas ao estarem brincando”, ressalta.

A design de sobrancelhas Drielle Patirce, mãe da paciente Ana Clara Araruna, de 11 anos, mostrou alegria ao ver a filha feliz com o momento. A menina está internada na unidade há duas semanas devido a uma pneumonia.

“É difícil proporcionar felicidade a uma criança que está num leito de hospital, mas vi minha filha sorrindo sinceramente ao ganhar os brinquedos. Como mãe, não esperava esse tipo de ação aqui dentro, mas fico realizada de ver que os profissionais se preocuparam em possibilitar às crianças que se sintam realmente homenageadas”, diz Drielle.

A unidade de pediatria do Hran recebe, anualmente, cerca de 14 mil crianças.

Veja as fotos aqui