Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/13 às 19h25 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Pediatria do HRC está funcionando normalmente

COMPARTILHAR

Somente partos não estão sendo realizados

O Hospital Regional da Ceilândia está funcionando normalmente. Os moradores de Ceilândia podem continuar a procurar o serviço de emergência do HRC quando necessitarem de atendimento de urgência/emergência em clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e ginecologia.

O único serviço suspenso é a internação de parturientes no centro obstétrico, medida adotada pela Secretaria de Saúde do DF, para prevenir novos casos de infecção pela bactéria Serratia marcescens. O atendimento das emergências ginecológicas (sangramento severo, pressão alta na gravidez), continua normal no pronto socorro do HRC, assim como na emergência da pediatria, para crianças até 12 anos.

O surto de infecção hospitalar foi detectado na UTI Neonatal, setor do hospital para onde vão os bebês recém-nascidos com complicações pós-parto (baixo peso, prematuridade), que conta com oito leitos regulados pela SES-DF. Há ainda as unidades de cuidados intensivos (UCINs), destinadas aos bebês que precisam de cuidados semi-intensivos. Nestas unidades não foi detectado nenhum caso de infecção hospitalar.

Ceilândia tem a maior maternidade do DF. São 49 leitos para internação no pós-parto e o alojamento conjunto, onde mães e bebês ficam juntos logo após o nascimento. No HRC são realizados aproximadamente 490 partos por mês e as altas são dadas, em média, após 24 ou 48 horas, dependendo do parto, se normal ou cirúrgico.  

Relembrando:

  • A emergência de pediatria – para crianças de até 12 anos – continua atendendo normalmente;
  • Emergências ginecológicas – atendimento normal;
  • Realização de partos – suspensos temporariamente;
  • Neonatologia – internações suspensas.

Regina Célia