Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/13 às 15h18 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Posto de saúde rural faz aniversário

COMPARTILHAR

Comunidade do Núcleo Boa Esperança terá diversas atividades

A equipe da Estratégia Saúde da Família do Núcleo Rural Boa Esperança promove até sexta-feira (15) diversas atividades para comemorar os 30 anos de funcionamento do posto de saúde rural. Aproveitando a semana de saúde na escola, a equipe está realizando palestras sobre controle e prevenção da dengue para os cerca de 300 alunos da região.

Segundo a enfermeira Bruna Barbosa, responsável pela equipe de saúde do Boa Esperança, o aniversário do posto é no dia 15, mas atividades vão acontecer durante toda a semana. “Atualizaremos o cartão de vacina das crianças, faremos uma caminhada pelo núcleo rural e levaremos os moradores mais antigos para fazer uma roda de conversa com alunos e professores sobre a história do Boa Esperança”, conta a enfermeira.

A população do Boa Esperança é estimada em mais ou menos três mil moradores. 634 famílias já foram cadastradas pela Equipe da Estratégia Saúde da Família, sendo que 47 moradores têm diabetes e 221, hipertensão. Eles são assistidos pela Equipe composta por um médico clínico geral, um odontólogo, uma enfermeira, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Há a previsão de reforma e ampliação do posto rural no segundo semestre de 2013.

O Núcleo Rural Boa Esperança existe há aproximadamente 50 anos. Há dois anos recebeu pavimentação do acesso à região, facilitando o transporte dos produtos produzidos na região. Ele está situado entre a BR 070 e as DF 180/190, cerca de 30 km do Hospital Regional de Ceilândia. 

Regina Gomes