Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/13 às 18h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Profissionais cubanos participam de treinamento nos Bancos de Leite da rede pública

COMPARTILHAR

DF é referência em aleitamento materno. Cerca de 1.200 litros de leite são doados por mês 

Cinco profissionais de saúde cubanos participam até esta sexta-feira (17) de um treinamento nos bancos de leite da rede Pública de Saúde do Distrito Federal.

Os profissionais estiveram na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (FEPECS), nos dias 06, 07 e 09 de maio, para um treinamento teórico, em espanhol, com a coordenadora geral dos Bancos de Leite Materno da SES/DF, Miriam Santos. Desde segunda-feira (06) os técnicos cubanos visitaram os bancos de leite dos Hospitais Regionais do Paranoá, Taguatinga, Santa Maria, Materno Infantil de Brasília, Asa Norte e nesta sexta-feira (17) estarão no Hospital Regional de Sobradinho.

De acordo com Miriam Santos, o objetivo é demonstrar como funciona o programa de aleitamento materno na rede pública do DF. “Hoje o Distrito Federal trabalha com uma rede de Banco de Leite, e não um banco único. O que demonstra que o nosso sistema é referência em aleitamento materno”, afirmou.
Além dos cinco cubanos, uma doutora da Colômbia, Marta Camargo, já esteve em Brasília para conhecer o sistema de aleitamento materno.

Para a chefe do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil, Patrícia Queiroz, essa experiência é importante para os profissionais de Cuba e para os profissionais do Distrito Federal. “Estamos trocando experiências e agregando conhecimentos. É gratificante saber que vamos passar o que sabemos e praticamos para profissionais de outro país”, disse.

Informações sobre aleitamento materno:
– até abril recebemos 4.998 litros de leite maternos no Distrito Federal, o que representa mensalmente cerca 1200 litros por mês;
– 1.762 mulheres doaram leite até abril deste ano, e 3.778 crianças internadas receberam o leite.

Leia também...