Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/16 às 21h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Profissionais da área de enfermagem participam de atualização

COMPARTILHAR

Curso de Administração de Medicamentos e Protocolo de Sinais Vitais será na Etesb, primeira turma já começou

BRASÍLIA (7/4/15) – A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), deu início ao curso de Administração de Medicamentos e Protocolo de Sinais Vitais. As aulas são para auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e comunidade. A primeira turma do curso iniciou as aulas nesta segunda-feira (11) com 45 técnicos de enfermagem.

A docente da Etesb Graziella de Souza, responsável pela aula inaugural, apontou que o objetivo do curso é atualizar o profissional, oferecendo uma reflexão sobre a prática diária. “O curso, dividido em três módulos – conhecimentos gerais na assistência, sinais vitais e administração de medicamentos-, resgata conteúdos básicos da formação a fim de estimular o uso teórico nas demandas diárias”, disse. Para a professora, algumas etapas do processo de trabalho são esquecidas por causa da grande demanda e pela rotina de não usar os processos aprendidos durante a formação.

Nesse sentido, a servidora Priscila Avelino, também graduada em enfermagem, afirma que o curso da Etesb é de grande valor para a atualização do profissional da SES-DF. “Devemos estar atentos à literatura atual na nossa área e seguir os passos corretos na prática da assistência”, disse a servidora, que repassará o conhecimento a 15 colegas, técnicos em enfermagem da Samambaia.

SOBRE O CURSO -As atividades educativas do curso serão desenvolvidas todas as segundas e quintas-feiras até 23 de maio. A segunda turma terá início em 30 de maio, com 45 inscritos.

A INSTITUIÇÃO – A ETESB é uma escola técnica, pública, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Criada em 1960, desenvolve um trabalho de formação para a educação profissional técnica de nível médio, formando profissionais para atuar na área de saúde em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Escola oferta os cursos técnicos em Enfermagem, em Saúde Bucal, em Análises Clínicas e Especializações de nível médio para a área da Saúde. De acordo com a direção, boa parte dos egressos são concursados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A Escola é conhecida pela formação com qualidade, voltada para o atendimento no SUS do Distrito Federal e Região.