Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/19 às 18h00 - Atualizado em 22/11/19 às 18h01

Profissionais da Saúde do DF levam experiências exitosas para o Paraná

COMPARTILHAR

Seminário de Boas Práticas teve exemplos de trabalho com adolescentes

 

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram convidados a dar capacitação a profissionais de saúde de 51 municípios do Paraná. O convite surgiu após projetos dos quais participavam terem sido certificados com o Selo Chega Mais, da Organização das Nações Unidas, no ano passado. A participação aconteceu dentro do Seminário de Boas Práticas, realizado naquela região com temática voltada à adolescência.

 

Entre os profissionais estava Fernanda Andrade, assistente social do Programa de Atenção a Vítimas de Violência Girassol, que atua no Hospital da Região Leste. “Esses seminários nos proporcionaram troca de experiências e compartilhamento das estratégias e metodologias que utilizamos para atrair e fidelizar o público adolescente em nossos serviços. Ao final de cada seminário, os profissionais dos municípios se mostraram encorajados e motivados a replicarem as nossas experiências”, comemora.

 

Além dela, foram representando a Secretaria de Saúde do DF a ginecologista do Adolescentro, Giani Cezimbra, o médico Marcelo Amaral e a enfermeira da equipe de Saúde da Família do DVO do Gama, Helane Santana.

 

Segundo a médica Giani Cezimbra, a iniciativa tem o objetivo de promover a melhora dos indicadores de saúde de adolescentes no Oeste do Paraná. “Os três dias intensivos de trabalho com profissionais da Secretaria de Saúde do Paraná foram uma grande oportunidade para valiosas trocas de know how onde nós, da Secretaria de Saúde, apresentamos novas metodologias e inovações tecnológicas as quais provavelmente serão implementadas pelos serviços daquele Estado”, diz.

 

O foco principal do seminário foi um projeto de prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência e aconteceu em parceria com o Fundo de População da Nações Unidas (Unfpa/ONU) e Itaipu Binacional.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF

 

Leia também...