Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/13 às 16h19 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Profissionais da SES visitam maternidade modelo de Belo Horizonte

COMPARTILHAR

Quinze profissionais de nove maternidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participaram de visita técnica à maternidade Sofia Feldman, de Belo Horizonte, na última sexta-feira, 25. Esses servidores atuarão, agora, como agentes multiplicadores repassando os conhecimentos adquiridos às equipes de suas unidades dentro do programa Rede Cegonha. “Nosso objetivo é sair do modelo centrado no médico, para um modelo multiprofissional garantindo a integralidade da assistência materno-infantil”, destaca a assessora do programa Mônica dos Reis Santana. 

O Distrito Federal aderiu à Rede Cegonha em maio de 2012. O programa é uma estratégia da Secretaria de Saúde em parceria com Ministério da Saúde que visa implantar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

A implantação do programa no DF já está na fase 3 – contratualização dos pontos de atenção. A fase 1 envolveu o diagnóstico e adesão ao projeto e a 2 se refere ao desenho da rede regional. A próxima etapa será a qualificação dos serviços e última, a certificação.

A maternidade do hospital Sofia Feldman é reconhecida como referência pelo Ministério de Saúde. Durante a visita técnica, os profissionais dos serviços materno-infantis locais tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de assistência desenvolvido na unidade, incluindo as boas práticas na atenção à mulher e ao recém-nascido.

Celi Gomes