Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/13 às 11h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Profissionais de Samambaia são qualificados em testes biológicos

COMPARTILHAR

A equipe recebe orientações no monitoramento de esterilização dos materiais

Profissionais da Regional de Saúde de Samambaia participaram, na quinta-feira (31), de uma capacitação com o objetivo de qualificar a equipe sobre o uso dos testes biológicos nas unidades. São procedimentos que monitoram o funcionamento adequado e eficiente do processo de esterilização de materiais.

“Além da capacitação, foi possível discutir a normatização do uso desses testes biológicos não só na atenção básica, mas também no hospital”, explica o gerente de Políticas e Programas da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Leonardo Guimarães Pinheiro.

Participaram da capacitação profissionais do hospital, centros de saúde, clínicas da família e unidades básicas de saúde da regional que atuam no processo de esterilização e manipulação de materiais.

Testes Biológicos

Materiais odontológicos, de curativos e de outros procedimentos cirúrgicos, por exemplo, são esterilizados na autoclave. O aparelho esteriliza o material quando em contato, em um certo período de tempo, com o vapor úmido em alta temperatura, a fim de eliminar todos os micro-organismos vivos que podem causar infecção.

Os testes biológicos são procedimentos realizados diretamente na autoclave para constatar se o aparelho está em pleno funcionamento, ou seja, comprovar se os materiais estão sendo de fato esterilizados ou não.

Samambaia conta com uma autoclave no hospital, uma em cada um dos quatro centros de saúde, das quatro clínicas da família e também na Unidade Básica de Saúde da quadra 317.

A capacitação na regional foi conduzida pela representante da BSB Hospitalar, Karla Fernandes. De acordo com ela, esse treinamento foi realizado em todas as unidades da SES e essa é a terceira vez em Samambaia.

Iêda Oliveira