Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/16 às 21h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Profissionais de saúde debatem a investigação de incidentes durante atendimentos

COMPARTILHAR

Encontro ocorreu entre os responsáveis pelos Núcleos de Segurança do Paciente dos Hospitais da rede pública e privada do DF

BRASÍLIA (29/8/16) – A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS/SES) recebeu os representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais públicos, militares e privados do Distrito Federal para discutir sobre as ferramentas de investigação dos eventos adversos. A reunião, na última quinta-feira (25) foi promovida pela Gerência de Risco em Serviço de Saúde (GRSS).

O evento adverso é definido como todo incidente que causa um dano ao paciente durante a assistência a sua saúde. Esse dano pode provocar incapacidades que variam de leves a graves, aumento do período de internação, dos custos e também podem resultar em óbito.

“É fundamental que os serviços de saúde utilizem ferramentas para análise e investigação dos eventos adversos. Essas ferramentas auxiliam a equipe a entender quais são as oportunidades de melhorias dos processos assistenciais e estimulam a construir barreiras de proteção para que eventos semelhantes sejam evitados”, informou a gerente da GRSS, Fabiana de Mattos Rodrigues Mendes.

O encontro teve como palestrante a servidora Silvia de Mattos Duarte, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HBDF (SES-DF).

Esta reunião entre os representantes dos núcleos ocorre mensalmente na sede da SVS, sempre na última quinta-feira do mês, onde a cada encontro um novo tema é discutido e um palestrante promove o debate entre os profissionais. A Gerência de Risco em Serviço de Saúde, que promove a reunião, é responsável por coordenar, orientar e avaliar as ações de promoção da Segurança do Paciente dos hospitais de todo o Distrito Federal.