Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/12 às 16h25 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Profissionais do programa de Asma participam de capacitação

COMPARTILHAR

O Programa de Atendimento ao Paciente Asmático de São Sebastião realizou treinamento com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde do centro de saúde e do Programa da Família Saudável. A   Asma Intermitente e a Asma Persistente Leve são diagnosticadas e tratadas  por meio do programa.

A Asma é uma doença  crescente, adquirindo dimensões de um problema de saúde pública. Em 1999, a Secretaria de Saúde implantou o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF, que atualmente funciona em  30 centros de Referência  em todo o DF.

O Programa tem o objetivo de proporcionar ao paciente asmático acompanhamento ambulatorial continuo, e não somente atendimento nas crises, além de levantar o número de pacientes asmáticos atendidos no DF e classifica-los quanto a gravidade da doença.

Para a coordenadora do Programa de Asma em São Sebastião, Dra Jocélea de Lira Mendes, a prevenção das crises fortes de asma deve ser feita com o controle do ambiente. Já as infecções respiratórias podem ser evitadas com o uso do remédio indicado pelo médico, tão logo o paciente perceba que está entrando em crise.

O atendimento a casos de crianças Asmáticas Persistentes Moderadas e Graves, é feito no centro de saúde por especialista em pneumologia pediátrica, as quartas– feiras (retornos) e as quintas–feiras (primeira consulta). As Primeiras Consultas são agendadas após encaminhamento médico da atenção básica (PFS ou CSSS) na palestra educativa realizada a cada dois meses. Adolescentes e adultos são encaminhados para o Hospital do Paranoá para atendimento com pneumologista ou alergista. Os adultos que forem à palestra receberão encaminhamento para o especialista de adulto.  

Marina Ávila