Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/13 às 18h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Programa de Assistência à Criança do Recanto capacita médicos e enfermeiros

COMPARTILHAR

A Coordenação Geral de Saúde do Recanto das Emas vem promovendo uma capacitação direcionada a médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, a fim de que tenham condições de intervir adequadamente e com a maior segurança possível em pediatria. O treinamento está sendo ministrado a duas turmas, num total de nove capacitações para cada uma.

Nesta quinta-feira, 24 de abril, a coordenadora do Programa de Assistência Integral Saúde da Criança (Paisc), Poliana Garcia de Castro, abordou o que ocorre com a criança diante de uma conjuntivite, que, ao contrário do que se imagina, possui uma lista de diferentes tipos e causas.

No encontro anterior, os profissionais discutiram as doenças do refluxo gastrointestinal, a intolerância à lactose e a alergia à proteína animal. “A capacitação é uma revisão teórica na qual procuramos repassar aos profissionais da Saúde da Família, a vivência da prática clínica do pediatra. Isso faz com que eles se sintam mais seguros nas condutas e tenham um olhar direcionado ao diagnóstico”, frisa a coordenadora e promotora da ação, apontando que a capacitação aproxima os profissionais da qualidade técnica preconizada pela Rede Cegonha.

Os encontros ocorrem preferencialmente na primeira e na última quinta-feira do mês. Entre os próximos temas a serem discutidos estão a bronquiolite (inflamação dos bronquíolos) e os 12 diferentes tipos de exantema (doenças de pele).

Saiba Mais
O Recanto das Emas conta com 23 equipes da Estratégia Saúde da Família, sendo que sete são abrigadas na Clínica da Família onde está ocorrendo a capacitação, na quadra 104. Outras seis equipes atuam no Centro de Saúde 1 da cidade e serão removidas para a nova Clínica da Família que está prestes a ser inaugurada, na quadra 308.

Arielce Haine

Leia também...