Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/16 às 19h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Projetos selecionados para o PPSUS 2015/16 são avaliados

COMPARTILHAR

Os trabalhos foram apresentados aos gestores da Saúde

BRASÍLIA (22/08/2016) – O Seminário de Avaliação Parcial dos Projetos do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS- 2015/2016), no Distrito Federal (DF), teve o objetivo de avaliar as pesquisas dos 22 profissionais, de diversas áreas da Saúde, selecionados em 2015, que serão aplicadas para a melhoria do SUS. O evento ocorreu na quinta-feira (18) no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

De acordo com o chefe da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde (Cpecc/Escs), Karlo Quadros, a apresentação parcial dos projetos do PPSUS-DF proporcionaram correções e orientações necessárias sobre os estudos e dados levantados.

“Na ocasião, eles analisaram o andamento dos estudos, realizados nas áreas de Vigilância e Saúde; Gestão e Políticas Públicas, e Tecnologia e Saúde, e sua viabilidade para aplicação no serviço. Este é um momento importante para tirar dúvidas e adequar o projeto às necessidades do serviço”, ressaltou Quadros.

ORGANIZAÇÃO – O Projeto é organizado pelo Ministério da Saúde, juntamente, com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF) e a Secretaria de Saúde do DF, por meio da ESCS, responsável pela gestão do programa desde o seu surgimento local, em 2004. “Esta é a quinta edição e conta com a participação de 12 especialistas da SES. A finalização da pesquisa será em agosto de 2017 e os pesquisadores aplicarão os estudos que podem corresponder a diagnósticos e desenvolvimentos de tecnologias, entre outros”, disse Quadros.

O MS e a FAP-DF destinaram mais de R$ 3 milhões para o edital PPSUS 2015/2016. A recomendação do Ministério, segundo o coordenador da CPECC, é que os projetos aprovados tenham potencial para gerar impacto no setor e, consequentemente, contribuir para transformar a realidade da saúde pública no Distrito Federal.

O PPSUS – O Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada Unidade da Federação e contribuir para a redução das desigualdades regionais.