Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/15 às 17h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Promovido I Encontro da Rede de Laboratórios de Saúde Pública

COMPARTILHAR

Evento discutiu a Portaria que institui essa Rede no DF

BRASÍLIA (23/7/15) – O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF) promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), o primeiro encontro entre gestores, chefes e profissionais dos laboratórios da rede pública do Distrito Federal. Ao todo, 100 profissionais estiveram presentes no evento, promovido no auditório do Lacen.

De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Filizzola, o I Encontro da Rede de Laboratórios de Saúde Pública buscou apresentar os principais serviços laboratoriais ofertados pelo Lacen para atendimento das demandas da assistência e vigilância à saúde, com enfoque principal no Programa de Resistência Bacteriana do Distrito Federal.

O encontro contou ainda com a presença da chefe do Núcleo de Patologia Clínica da Secretaria de Saúde, Renata Ferreira D'Ascenção, do subsecretario de Atenção à Saúde (SAS), José Tadeu Palmieri, e do subsecretario de Vigilância à Saúde (SVS), José Carlos Valença.
“Em um momento em que nós da Secretaria de Saúde falamos tanto em integração para racionalizar, este evento vem para exemplificar bem essa atitude. Temos que estar mais integrados, alinhados. A Secretaria está empenhada na compra dos insumos laboratoriais, mas há também que se racionalizar os recursos”, destacou Palmieri.

Já o subsecretário da SVS destacou o comprometimento da Secretaria de Saúde com a saúde pública, pois nenhuma outra gestão chegou a realizar um evento como este. “Hoje estamos aqui reunidos com profissionais atuantes nos laboratórios da rede pública do DF e podemos perceber que todos estão empenhados no compromisso em prestar um serviço de qualidade aos pacientes”, disse.

Para Valença, a gestão preza pela integração entre suas áreas e pelo comprometimento de todos em atuar pela saúde pública no DF. “O Lacen é o laboratório referência no DF e priorizamos melhorar cada vez mais a coleta e diagnóstico dos exames, principalmente na atuação quanto à prevenção das doenças”.

No encontro, houve uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido no laboratório e discutiu-se sobre a Portaria nº 254/2013, que institui a Rede de Laboratórios de Saúde Pública no DF, que será composta pelo Lacen, e pelos laboratórios da SES/DF, privados e conveniados. O II Encontro já está sendo planejado pra o final deste ano e abrangerá também os laboratórios privados e conveniados.

O Lacen é uma unidade de direção, subordinada a Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS/SES), que compõe o Sistema Nacional de Laboratórios de Vigilância em Saúde (SISLAB) e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O laboratório se constitui como uma unidade que participa ativamente das ações de saúde, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir de forma adequada, com qualidade e em tempo hábil, diagnósticos de média e alta complexidade e análises de produtos sujeitos à vigilância sanitária, a fim de contribuir para a efetividade da política pública de saúde.