Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/18 às 22h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Região Sudoeste apresenta plano operacional sobre o manejo da dengue

COMPARTILHAR

Em reunião, foram apresentados fluxos de forma a facilitar os processos de trabalho

BRASÍLIA (7/3/18) – A Região de Saúde Sudoeste apresentou, nesta quarta-feira (7), o Plano Integrado em Saúde para Prevenção, Controle e Enfrentamento da Dengue e Outras Arboviroses das cidades de Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Recanto das Emas e Águas Claras.

Foram apontados os fluxogramas para coleta de exames na rede laboratorial, os de referência e contra referência, além dos fluxos para profissionais e usuários de forma a facilitar os processos de trabalho. Na ocasião, foram apontados os dados atuais e o número de notificações da Região Sudoeste: 86 casos, ou seja, 20% do total do DF.

Segundo a apoiadora do Comitê da Região Sudoeste, a enfermeira Edcarla Martins, o Dengômetro (que é o termômetro da Dengue nas regiões) aponta que o plano de ação deve começar já. “Como temos focos do mosquito na região, estamos no nível 1 que é o de Ativação. Significa que temos que trabalhar com educação em saúde voltada para prevenção, trabalhar o acolhimento com paciente, educação no manejo ambiental e também conscientizar a população com relação aos depósitos de larvas”, explica.

CONTROLE SOCIAL – O plano operacional foi elaborado de forma participativa, intersetorial e integrada pelos gestores e pela comunidade que compõem o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue). Na primeira reunião, realizada em 21 de fevereiro, os participantes tiveram oportunidade de sugerir e debater sobre as ações propostas dentro dos quatro eixos estratégicos de enfrentamento da dengue: vigilância em saúde, assistência à saúde, mobilização e comunicação em saúde e capacitação e educação permanente.

O Geiplandengue é composto por representante da comunidade, Conselhos de Saúde de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Recanto das Emas e Samambaia, Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps), Núcleos de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, Administrações das cidades da Região, além da Agência de Fiscalização (Agefis), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Coordenação Regional de Ensino e todos os gerentes das Unidades de Atenção Básica de Saúde da Região de Saúde Sudoeste.

ENCONTROS – As reuniões do Comitê de Dengue e outras arboviroses da Região Sudoeste serão realizadas semanalmente, todas as quintas-feiras pela manhã, no Hospital Regional de Taguatinga.

Já as reuniões dos Geiplandengue de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires são realizadas todas as terceiras terças-feiras de cada mês. Em Samambaia, sempre na última segunda-feira de cada mês. Já no Recanto das Emas acontece sempre na última quarta-feira do mês.