Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/13 às 15h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Mutirão de mamografia em Taguatinga

COMPARTILHAR

Mais cem vagas serão disponibilizadas

 

Começa nesta quinta-feira (17), com a oferta de cem vagas, o atendimento de mamografia para as pacientes que moram em Taguatinga. O exame será realizado pela Central de Radiologia (CRT) da regional, localizada na QNG 10, Área Especial 02. O objetivo do atendimento é intensificar as ações de prevenção e combate ao câncer de mama, no mês do Outubro Rosa.

Para realizar o exame de rastreamento (mamografia), a paciente após ter sido consultada no Centro de Saúde, deverá se dirigir à CRT, portando o pedido médico do exame. As cem vagas disponibilizadas serão divididas em cinco grupos. Para cada dia serão atendidas 20 pacientes obedecendo ao seguinte cronograma: dias 17, 24, e 31 deste mês, no período da manhã; 05 e 07 de novembro, à tarde.

“Fui atendida pela Carreta da Mulher no Plano Piloto e encaminhada para fazer o exame em Taguatinga. Vou fazer a mamografia nesta quinta-feira e espero que dê tudo certo”, disse Odete de Pontes, moradora de Ceilândia.

A paciente Rosilene Lopes Araújo, que fez a mamografia na CRT, destaca a realização do procedimento. “Fiz a mamografia e tudo aconteceu rapidamente. O atendimento foi nota 10. A servidora foi muito gentil e educada, fiquei muito feliz”.

Além da mamografia, as pacientes de Taguatinga ainda contam com o atendimento de agenda aberta, que está funcionando uma vez por semana no hospital regional. No mês de outubro, serão atendidas 60 pacientes (divididas em três grupos). Na agenda aberta, as pacientes terão garantida a avaliação clínica pelo mastologista e a realização do exame.

“Neste mês, estamos promovendo as ações de prevenção e tratamento do câncer de mama nas pacientes da Regional. Pretendemos continuar esse trabalho por tempo indeterminado. A nossa meta é atender todas as moradoras de Taguatinga que necessita desse atendimento”, disse o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

Claudete Nascimento