Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/13 às 13h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

HRT tem “Agenda Aberta” para Mastologia

COMPARTILHAR

Paciente com sintomas de câncer de mama tem prioridade  

 

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) lança, nesta terça-feira (01), o serviço “Agenda Aberta”, que consistirá no atendimento prioritário de pacientes que foram consultadas nos centros de Saúde, mas que necessitam ser avaliadas pela mastologia (mama). O objetivo do serviço é realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, para aumentar a chance de cura e diminuir a mortalidade da paciente acometida pela doença.

Para ser atendida pela Agenda, a paciente deverá ter sido consultada em uma unidade básica de saúde de Taguatinga, encaminhada pelo médico clínico ou apresentado algum sinal e/ou sintoma de câncer de mama. O atendimento será realizado na Unidade de Ginecologia do HRT.

Inicialmente, o atendimento da Agenda Aberta funcionará uma vez por semana. No mês de outubro, serão atendidas 60 pacientes (divididas em quatro grupos de 15), nos dias 07, 23, 28 e 30. Todas as pacientes terão garantida a avaliação clínica pelo mastologista e a realização do exame de rastreamento (mamografia), que será realizado na Central de Radiologia da regional. Nos meses seguintes, a agenda continuará à disposição da população, conforme a necessidade.

“A Agenda Aberta vai auxiliar no atendimento da paciente que necessita de um diagnóstico precoce de uma doença que mata, mas tem chance de cura, quando é feito a mamografia, com o intuito de tentar localizar o câncer o mais rápido possível.”, disse a ginecologista e obstetra Joseane Fernandes Rodrigues.

Na unidade de Ginecologia do HRT, de janeiro à julho deste ano, foram realizadas 1.561 consultas de mastologia, 597 atendimentos oncológicos, 416 mamografias e 104 cirurgias. Nos centros de saúde da regional, foram feitos 3.077 atendimentos ginecológicos. 

“Estamos trabalhando em prol do atendimento preventivo de uma doença, câncer de mama, que é a patologia que mais afeta a mulher brasileira. Queremos garantir que as pacientes que necessitam desse tipo de serviço, tenham a certeza que serão atendidas em suas necessidades.”, declara o coordenador geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira. 

Outubro Rosa

A abertura oficial do novo serviço Agenda Aberta na unidade de Ginecologia do HRT vem ao encontro da campanha Outubro Rosa, do governo Federal, que tem como estratégia a promoção de ações de prevenção de combate ao câncer de mama e colo de útero. Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades de sensibilização do tema nos centros de saúde, clínica da família, centros de atenção psicossociais e Unidade Mista de Saúde de Taguatinga.

  

Claudete Nascimento