Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/16 às 11h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Manifestações na Ouvidoria deverão ser validadas pessoalmente

COMPARTILHAR

Medida visa garantir segurança das informações dos pacientes

BRASÍLIA (18/7/16) – A maneira de registrar manifestações na Ouvidoria da Secretaria de Saúde mudou. A partir desta segunda-feira (18), quem necessitar solicitar informações que precisam ser retiradas de prontuários de pacientes deverão fazer um cadastro via internet ou telefone e validá-lo, pessoalmente, em uma das 17 ouvidorias presentes nos hospitais regionais. É necessário apresentar documento com foto e assinatur um termo.

O usuário precisará validar o cadastro somente uma vez. Para fazer a manifestação, seja ela uma reclamação, sugestão ou solicitar uma informação, deverá acessar o site neste link e entrar no sistema utilizando usuário e senha. A resposta à demanda só será liberada após validação do cadastro.

“Estamos adotando várias medidas para informar a população a respeito das mudanças. A Codeplan, que é o órgão responsável pelo número 160, por onde chega a maioria das manifestações, está fazendo o levantamento de dados cadastrais de todas as pessoas que entraram em contato desde janeiro de 2015 para que possamos comunica-las, por e-mail e telefone, sobre as mudanças no registro de manifestações”, explica a ouvidora Meire Machado.

MPDFT – Muitas demandas de ouvidoria chegam à Secretaria de Saúde por meio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Aos que forem presencialmente, o próprio órgão poderá validar o cadastro. “Mas para quem ligar ou entrar em contato pela internet, será avisado do novo processo”, finaliza Meire.