Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/15 às 17h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Samambaia ganhará ambulatório para atender recém-nascidos

COMPARTILHAR

O objetivo é acolher bebês que já nascem com doenças congênitas

BRASÍLIA (27/10/15) – O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) oferecerá novos serviços aos recém-nascidos de risco, a partir desta quarta-feira (28), quando será inaugurado um ambulatório especializado. No local, a Secretaria de Saúde colocará à disposição equipes multidisciplinares.

“O serviço promoverá uma saúde de maior qualidade aos recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais, além de acolhimento e orientação adequados às famílias, em parceria com as equipes que atuam na Atenção Básica. Esperamos, com isso, alcançar a redução da mortalidade infantil em nossa comunidade”, explica a coordenadora regional do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança de Samambaia, Cristiane Biscoli.

O Ambulatório do Recém-Nascido de Risco será responsável pelo acompanhamento de todas as crianças com doenças congênitas, como sífilis e toxoplasmose. Essa constante observação do quadro clínico do paciente impactará, segundo a coordenadora, na redução da morbidade e mortalidade infantil de crianças da região.

O local contará com uma equipe capacitada para este tipo de atendimento, formada por pediatras, fisioterapeutas e terapeutas. A intenção de Cristina Biscoli é que, ao longo do tempo, sejam incorporadas outras especialidades como psicologia, nutrição, oftalmologia e neurologia pediátrica. Após a saída dos pacientes do ambulatório, haverá o acompanhamento por parte desta mesma equipe.

Para receber os cuidados oferecidos pelo Ambulatório do Recém-Nascido de Risco, os bebês precisam atender a alguns critérios, como ser prematuro de baixo peso, apresentar necessidades nutricionais e de uso de medicação especializada e ventilação mecânica, por exemplo. A primeira consulta neste ambulatório deve ser agendada por meio do endereço eletrônico paisc.dirapssm@gmail.com

SERVIÇO
O Ambulatório do Recém-Nascido de Risco funcionará semanalmente, às quartas feiras, no Hospital Regional de Samambaia, das 7 às 12 horas.