Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/20 às 15h32 - Atualizado em 27/08/20 às 11h30

Samu-DF é o único do país com viatura adaptada para atender obesos mórbidos

COMPARTILHAR

Veículo é voltado a um dos principais grupos de risco da Covid-19

 

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal é o único do país com uma viatura adaptada para transportar pessoas com obesidade mórbida. Chamada pelas equipes de “viatura bariátrica”, ela foi readequada para receber pacientes acima de 120 quilos. Atualmente, tem sido bastante utilizada durante a pandemia, pois os obesos mórbidos estão entre os principais grupos de risco da Covid-19.

 

Veículo possui adaptação para transportar pacientes com mais de 120 quilos em segurança – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

“Apenas o Samu do DF tem uma viatura bariátrica no Brasil, sendo pioneiro nessa área. Durante a pandemia, ela tem sido de extrema utilidade, porque aumentou o número de atendimentos desse grupo, já que uma parte importante dos pacientes com coronavírus tem obesidade ou obesidade mórbida”, informou o diretor do Samu-DF, Alexandre Garcia.

 

A viatura é mais larga que os veículos comuns e possui um guincho com cabo de aço, movido por controle elétrico, responsável por puxar a maca para dentro do veículo por meio das rampas de acesso. Além disso, tem uma trava de segurança para fixar a maca dentro da viatura e impedir que ela se movimente durante o transporte.

 

Maca também é adaptada para suportar pessoas com peso corporal acima de 120 quilos – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Por falar em maca, essa é mais resistente e larga que o padrão. Possui capacidade máxima para até 385 quilos quando está levantada, e suporta até 725 quilos abaixada. Para se ter uma ideia, uma normal suporta até 120 quilos.

 

Caso seja necessário, a maca também possui suporte regulável para soro e alças de transporte nas laterais, sinalizadas com a cor vermelha, caso necessite que mais pessoas a levantem. Isso proporciona mais segurança ao paciente e mais qualidade para o serviço da equipe de saúde.

 

Ambulância possui rampas para facilitar entrada e saída da maca – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Pioneirismo

 

De acordo com o diretor do Samu-DF, a iniciativa pioneira já foi motivo de visita da equipe de saúde de Fortaleza (CE), interessada em conhecer o veículo adaptado. “Mas ainda não descobrimos se eles chegaram a instituir esse serviço. Até onde nós sabemos, apenas Brasília tem a viatura bariátrica”, ressaltou Alexandre Garcia.

 

Veículo é mais largo que as viaturas habituais – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Desde 2014, a população do DF conta com um veículo desse tipo para uso pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal.

 

Série especial sobre o Samu-DF

REPORTAGEM: LEANDRO CIPRIANO, JOSIANE CANTERLE E BRENO ESAKI

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO 
Samu-DF é o único do país com viatura adaptada para atender obesos mórbidos