Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/17 às 19h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Samu-DF promoverá I Seminário de Prevenção ao Suicídio

COMPARTILHAR

Encontro será realizado em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio

BRASÍLIA (18/9/17) – Com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, o Samu-DF em parceria com a Polícia Civil promoverá o I Seminário de Prevenção ao Suicídio, nesta quarta-feira (20). O evento, que começa às 13h30 e será encerrado às 18h30, celebra o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção do suicídio.

“O suicídio afeta um milhão de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. É a terceira causa de morte em adultos jovens no Brasil. Só perde para acidentes de trânsito e homicídios, mas no mundo é segunda causa de morte. Os homens cometem mais suicídio que as mulheres, embora haja mais tentativa entre as mulheres”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental do Samu-DF, Renata Cavalcante.

Segundo ela, no Distrito Federal, são aproximadamente 10 suicídios consumados por mês, além de seis a sete tentativas de suicídio por dia. “A maioria dos pacientes com comportamento suicida tem depressão, até 97% dos pacientes que cometem suicídio tem algum diagnóstico psiquiátrico confirmado, sendo a depressão o maior motivo”, afirmou Renata.

A profissional reforça que a maioria dos casos de suicídio é evitável, pois se essas pessoas fossem submetidas a tratamento especializado de saúde, mais de 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é importante ampliar os canais de diálogo.

“A conversa pode abrir caminhos que passam longe de indicar uma possibilidade, que seria suicídio, para a pessoa que está passando por uma crise. A conversa pode abrir novas perspectivas e por isso é tão importante que a sociedade como um todo, família, amigos, comunidade escolar, esteja atenta aos menores sinais, disposta e preparada para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento, uma possibilidade de um novo olhar sobre a vida e vontade de viver”, finalizou.

Qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local do evento ou pelos telefones (61) 3207 – 5852 ou (61) 3207- 5911.

SERVIÇO
I Seminário de Prevenção ao Suicídio
Horário: 13h30 às 18h30
Data: 20 de setembro/2017
Local: Auditório Central da Direção Geral da Polícia Civil do DF (End: SPO Conj. A lote 23 – Ed. Sede – Complexo da PCDF)